Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

veja ideias de vidro na arquitetura

Quando se fala em vidro na arquitetura costuma-se imaginar grandes projetos envidraçados, com utilização de peças arrojadas. Porém, é função dos arquitetos ajudar a transformar as ideias do cliente em realidade, ou seja, realizar uma obra que atenda às necessidades dos moradores e também aos requisitos básicos de uma construção confortável e de bom gosto. E, muitas vezes, a contratação desses profissionais acabam se tornando fator de economia.

A seguir, repassamos 10 dicas para que arquitetos possam viabilizar qualquer projeto com vidros, sem extrapolar cronogramas e orçamentos:

Usar portas pivotantes

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

As portas de vidro de giro, que são instaladas sobre pivôs, também chamadas de pivotantes, se adaptam a uma grande variedade de projetos residenciais ou comerciais. Os arquitetos podem contar com as opções de vidro incolor, verde ou fumê (cinza) e, para obterem maior economia, podem dimensionar tais portas em três medidas padrões que a Portal Vidros oferece. Lembrando que tais portas podem também ser instaladas em pares. Essa opção é especialmente indicada para entradas comerciais e com utilização de molas hidráulicas de piso, que permitem o fechamento automático.

Experimente o fechamento com portas deslizantes

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

Fechamentos de vãos com portas deslizantes feitas com vidros temperados são um ótimo exemplo de utilização do vidro na arquitetura. Existem diversas possibilidades e sistemas oferecidos no mercado que viabilizam esse tipo de instalação. O fechamento mais comum e econômico é o que faz a fixação através de ferragens aplicadas no vidro temperado, com portas sustentadas em um trilho superior de alumínio. Por ser estrutural, suportando o seu próprio peso e sustentando outros elementos, o vidro temperado pode ser montado de diversas formas.

Uma variação mais moderna desse tipo de instalação é através de perfis de alumínio e sistemas que emolduram grandes painéis de vidro. Tais sistemas permitem a abertura quase total do vão, com os painéis sendo deslocados em trilhos com poucos milímetros de altura. Também oferecem maior vedação.

As janelas de vidro temperado

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

Muito utilizadas na construção civil, as janelas de vidro temperado mais modernas oferecem vedação total contra umidade e vento. E, assim como no caso das portas pivotantes, uma grande economia para utilização do vidro na arquitetura pode ser obtida com a adoção de medidas padrões, também com vidros temperados nas cores incolor, verde e fumê.

Que tal o vidro temperado em substituição a paredes?

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

Se todas as variáveis forem colocadas na ponta do lápis, costuma-se dizer que o vidro temperado é uma opção que, no quesito Economia, concorre até mesmo com a alvenaria. Basta levarmos em conta o aproveitamento da luz natural, o aproveitamento do terreno (devido às paredes mais finas) e a durabilidade sem exigir reformas e obras de recuperação ou manutenção. Portanto, sempre que o projeto permitir a utilização de vidro na arquitetura, a substituição de paredes pelo fechamento com vidros temperados será, invariavelmente, uma ótima opção. Uma dica extra é utilizar vidros temperados testados periodicamente e certificados por institutos de qualidade autônomos

Vidros de controle solar valem a pena?

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

Embora tais vidros tenham valor mais elevado, por metro quadrado, que o vidro comum, eles se pagam totalmente com o tempo. Quando se fala em vidro na arquitetura essa opção deve ser sempre avaliada. Como o nome indica, vidros de controle solar, também chamados de vidros de proteção solar, barram parte do calor do sol. 

A economia é obtida porque, logo de saída, tais vidros valorizam o imóvel e reduzem o dimensionamento do sistema de ar-condicionado. Com o tempo evitam a utilização do sistema de refrigeração e permitem o maior aproveitamento da iluminação natural, gerando economia de energia elétrica. Isso sem citar que Tampos de vidro comum ou temperado

alguns tipos de vidros de controle solar também promovem um sombreamento nos ambientes, que evitam a ofuscação e tornam o ambiente interno mais bonito e confortável.

Aprenda a fazer uso dos vidros laminados 

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

Em coberturas e guarda-corpos os vidros laminados e os aramados são os únicos permitidos pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Porém, o que muitos não sabem é que os vidros laminados também são mais eficientes que os temperados no bloqueio do excesso de ruído externo. Além disso, vidros laminados filtram mais de 99% da entrada dos raios UV nos ambientes. Esses raios são responsáveis pelo desbotamento e envelhecimento precoce de tecidos e madeiras. Portanto, quando se fala em vidro na arquitetura, essas vantagens devem estar nas mentes dos projetistas.

A textura diferenciada dos vidros aramados

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

Como citado acima, eles entram ao lado dos laminados como únicos que podem ser aplicados em guarda-corpos e coberturas. Outras vantagens que tal vidro oferece aos projetos com vidro na arquitetura é sua textura, que bloqueia parcialmente a visão e promove privacidade parcial com luz translúcida agradável. Essas características são muito apreciadas pelos arquitetos que trabalham com o design de interiores, especialmente quando buscam imprimir um aspecto “retrô” aos ambientes.

As prateleiras de vidro no design de interiores

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

No design de interiores as prateleiras de vidro são peças fundamentais para valorizar os ambientes. A Portal Vidros possui, com pronta entrega, diversas medidas de vidros modulados temperados capazes de atender a diversas necessidades. Nas cores incolor, verde e fumê. E fornece também os acessórios para as instalações.

Tampos para mesas de jantar ou mesas de centro devem respeitar uma norma específica da ABNT NBR 14488 – Tampos de Vidros para Móveis.  Essa norma permite a utilização de vidros comuns e temperados, porém, os limites de utilização do vidro comum são compensados com maior espessura. A Portal Vidros oferece esses tampos nas versões:  incolor, verde e fumê.

Projetos de boxes para banheiros

Vidro na arquitetura: 10 exemplos de uso do material em projetos

É importante, em qualquer projeto de utilização de vidro na arquitetura, o respeito às especificações das normas técnicas da ABNT. E elas se aplicam também à produção dos boxes para banheiros. A Portal Vidros produz e mantém em seu estoque vidros para essa finalidade, em medidas padrões e adaptadas para diversos tipos de projetos de utilização de vidros em banheiros.

Leia também: 15 ideias para utilizar vidro decorativo em sua casa

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

Todos os esforços da empresa estão voltados para um trabalho de boa qualidade com preços justos e sempre colocando a frente a transparência e honestidade no trato dos negócios. E com essa visão a empresa, após um longo período de preparação e de testes de seus produtos realizados no Instituto Falcão Bauer da Qualidade (SP), conquistou o Selo Inmetro de Qualidade para sua linha produtiva de vidros temperados.Para mais informações acesse nosso formulário de contato ou ligue para nós.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias

6 ideias incríveis para a instalação de sua sacada de vidro!

Fechar sacadas, varandas e terraços com vidros se transformou em uma prática comum e, até mesmo, sonho de consumo para quem possui essas instalações em seus apartamentos ou sobrados. A novidade é que novos produtos estão surgindo para as sacadas de vidro. Nesta matéria repassamos seis ideias incríveis para você não errar na compra.

Ver mais »

Vidraceiro: como precificar o serviço e o custo do projeto?

Precificar corretamente pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Se cobrar demais, corre o risco de ficar sem serviço. Se cobrar menos que os custos, pode se matar de trabalhar e, ao final do mês, ver que somente acumulou dívidas. Nesta matéria ensinamos sobre como as vidraçarias podem evitar de cair em armadilhas. E ainda expomos o caso específico do setor do projeto sem custo, que a maioria das vidraçarias praticam.

Ver mais »

15 ideias para usar espelho decorativo na sua casa!

Espelhos decorativos não são meros adornos para paredes. Eles podem ser utilizados também em outros locais. Quando instalados, promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes e ajudam a economizar energia elétrica, uma vez que aproveitam melhor a iluminação natural durante o dia e ampliam a luminosidade artificial durante a noite. Em alguns casos os espelhos acabam se transformando na própria luminária. Conheça 15 ideias para utilização de espelhos decorativos em sua casa.

Ver mais »