Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Como o pergolado de vidro valoriza os espaços da casa?

entenda como essa estrutura arquitetônica valoriza os espaços de sua casa

A origem do pergolado de vidro está, provavelmente, nas pérgulas romanas, que eram estruturas formada por pilares ou colunas que suportavam travessas paralelas cobertas por galhos diversos e ramagens de diversas espécies, com o intuito de fornecer sombra e criar ambientes agradáveis.

Até hoje há quem defenda que os pergolados não deveriam ser cobertos, servindo apenas para cultivo de trepadeiras e plantas. Porém, mesmo em sua origem há casos de “pérgulas” cobertas por palhas e outros materiais capazes de proteger da chuva.

A maioria dos pergolados é produzida utilizando madeiras de diversos tipos em suas colunas e travessas. E o vidro, que se amolda perfeitamente a esse material, é aplicado na cobertura como elemento protetor, isolante da chuva e, ao mesmo tempo, que permite a passagem da luz.


Para melhor vedação vidraceiros utilizam fitas de borracha sobre as vigas antes de repousar o vidro e selam as emendas dos vidros com silicones de uso externo, como é o caso do silicone estrutural.

LEIA TAMBÉM: 10 Exemplos do uso de vidro na arquitetura

Usos mais comuns de pergolados

Na maioria dos casos os pergolados não possuem paredes e são abertos em seus quatro lados. A função do pergolado de vidro, como em sua origem, é fornecer sombra e proteção. Devido a isso, em muitos casos são utilizados, em sua produção, vidros de proteção solar ou vidros com texturas, denominados vidros texturizados. Dentre os texturizados o vidro mais indicado é o aramado. Trata-se de um vidro de segurança que possui, internamente, fios de aço. Em caso de quebra esses fios mantêm o vidro no local, evitando ferimentos.

Na utilização de outros tipos de vidros existe uma norma técnica da ABNT (NBR 7199) que determina a utilização de vidros laminados em qualquer tipo de cobertura. Também para a segurança dos usuários, pois a película interna desses vidros também evita ferimentos em caso de quebras.
Geralmente não são utilizados vidros transparentes em pergolados. A preferência recai sobre vidros bronze, fumê ou verde, por proporcionarem leve sombreamento. O mesmo se aplica para a utilização de vidros de proteção solar.

Existe também a possibilidade de utilização, em pergolados, de vidros aliados a outros materiais e até mesmo tecido, com o vidro exercendo a função de proteção desses materiais.

E, no caso de utilização de outros materiais abaixo da cobertura de vidros, existe a possibilidade de utilização de vidros temperados, ao invés de laminados, desde que esses outros materiais tenham a capacidade de reter cacos pontiagudos em caso de quebra do vidro.

LEIA TAMBÉM: 10 Perguntas sobre fachadas e vidro

Pergolado de vidro em jardins

Como o pergolado de vidro valoriza os espaços da casa?

Compor jardins, criando ambientes confortáveis e estéticos é a principal utilidade do pergolado de vidro. Aliado ao espaço criado por essa estrutura, podem ser incluídos tapetes, redes de pano, cadeiras suspensas por cordas, mesas, cadeiras e almofadas.

O pergolado de vidro pode servir também como uma área de alimentação externa, com mesas e cadeiras devidamente posicionadas ao lado de churrasqueiras ou fornos a lenha para preparo de pratos ou pizzas.


Ou ainda para abrigar áreas gourmet completas, em grandes áreas cobertas que podem incluir também bancadas, tanto para a preparação dos ingredientes quanto para os pratos prontos.

Pergolado de vidro em piscinas

Como o pergolado de vidro valoriza os espaços da casa?

Quando instalado ao lado de piscinas o pergolado de vidro oferece área com certo grau de sombreamento, capaz de proteger usuários dos nocivos raios UV. Vidros com tonalidades coloridas e vidros de proteção solar oferecem variados níveis de proteção. Já o vidro laminado é capaz de reter mais de 90% dessa radiação.


Nesses locais, muitas vezes instalados sobre decks de madeira, a melhor opção é a instalação de cadeiras reclináveis e pequenos aparadores.

Laterais de casas e extensões de salas com pergolado

Como o pergolado de vidro valoriza os espaços da casa?

Muitas vezes o pergolado de vidro é instalado como forma de estender áreas ao redor da casa. Seja ao fundo, como área intermediária entre a sala e o jardim, como também em laterais que possuem abertura, como forma de aproveitamento desse espaço.

Nesses locais geralmente o pergolado é montado com pilares e travessas de alumínio. Com calhas para recolhimento da água da chuva.

A Portal Vidros oferece, para montagem desses pergolados, o sistema PolySolution, composto por perfis desenvolvidos especificamente para esse tipo de instalação, geralmente executada por vidraceiros ou serralheiros.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Pergolado como garagens

Como o pergolado de vidro valoriza os espaços da casa?

Como opção às garagens tradicionais, com coberturas que se estendem com alvenaria e telha, o pergolado com cobertura de vidro pode acrescentar requinte e sofisticação às fachadas.

Essa é uma opção geralmente adotada em condomínios, nos quais geralmente não existem delimitações por cercas e muros.

Pergolado de vidro em ambientes internos

Vidros fazem ótima parceria com madeiras ou vigas de alumínio no pergolado de vidro moderno. Saiba, nesta matéria, de onde surgiu essa estrutura e como ela pode valorizar diversos ambientes de sua casa.

Pouco convencional, a instalação de pergolado de vidro em ambientes internos e pequenos jardins de inverno contribuem para criar um ambiente intimista que aproveita bem a iluminação natural. Esses ambientes podem incluir tecidos, plantas e materiais naturais, como vime e varas de bambu.

Durante a recente pandemia o pergolado de vidro foi bastante valorizado. Por permitir o contato com a luz natural. Com escritórios improvisados abaixo de pergolados, apesar de estar em ambiente limitado, usuários não desenvolveram, nesses locais, o sentimento de enclausuramento que afetou parte dos trabalhadores nesse sistema.

Efeito lupa

É equivocada a informação que circula na internet de que o vidro aplicado sobre estruturas de pergolados, provoca um suposto “efeito lupa”, esquentando mais o ambiente do que se essa cobertura fosse aberta.

Na verdade, o que ocorre é o “efeito estufa”, com o vidro, ou qualquer outra cobertura, retendo o ar quente que, ao ser aquecido, fica mais leve e sobe. Porém, esse é um efeito que pode ser evitado com utilização de vidros de proteção solar.

A teoria sobre o “efeito lupa” é a de que o vidro ampliaria a ação do calor e dos raios UV provenientes do sol, provocando o ressecamento de madeiras.

Porém, qualquer tipo de vidro barra parte do calor e filtra os raios UV em algum nível, sendo os vidros de proteção solar os mais eficientes nessa função.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias