Existem diferentes tipos de vidros de segurança disponíveis no mercado, cada um com suas características e aplicações específicas. Nesta matéria vamos explorar os principais tipos de vidros de segurança, de acordo com o Manual da Abividro, a Associação Técnica Brasileira de Vidro.

Palavra chave: vidros de segurança

São quatro os Vidros de Segurança previstos na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que trata da instalação de vidros de segurança, a NBR 7199: os temperados, os aramados, os laminados e os vidros insulados (ou duplos) com pelo menos uma das lâminas compostas por um dos vidros de segurança citados. Entenda cada um deles

  1. Vidro temperado

Vidro bastante popular por sua resistência. Após ser submetido a temperaturas de até 700 graus celsius, seguido de rápido resfriamento, esse vidro adquire tensões internas que o tornam até cinco vezes mais resistente que um vidro comum, além de mais resistente a altas temperaturas. Além disso, quando se quebra, parte-se em pequenos pedaços pouco cortantes.

  1. Vidro Aramado

O vidro aramado possui uma malha metálica incorporada ao seu interior durante o processo de fabricação. Essa tela de arame soldada confere maior resistência à chapa de vidro. Em caso de quebra, os cacos de vidro permanecem presos à malha metálica, evitando ferimentos e mantendo o local de instalação fechado. O vidro aramado é amplamente utilizado em portas, janelas de escadas e enclausuradas, divisórias, portas de móveis, guarda-corpos, coberturas e janelas projetantes para o exterior, como basculantes e maxim-ar. 

  1. Vidro laminado

O vidro laminado é um dos mais eficientes vidros de segurança porque possui duas lâminas de vidro intercaladas por uma camada intermediária, denominada intercalador ou interlayer, de polímero ou material acrílico.

Quando quebra-se, o vidro laminado mantém os fragmentos e cacos aderidos nesse intercaladro ou interlayer, evitando ferimentos e mantendo o vão protegido e indevassável.

  1. Vidros insulados de segurança

Também chamados de sistema de envidraçamento, o vidro insulado, pode ser composto por um dos três Vidros de Segurança citados anteriormente. Dessa forma, torna-se apto a também ser classificado para diversas aplicações que exigem a garantia da segurança dos usuários.
Os vidros insulados, também conhecidos como vidros duplos ou vidros termoacústicos, são compostos por duas ou mais chapas de vidro hermeticamente seladas, com uma câmara de ar ou gás entre elas. Essa configuração cria um conjunto unitário que oferece excelentes propriedades isolantes, reduzindo a transferência de calor por condução através do vidro. 

Porém, existem algumas regras para a instalação desse vidro na versão como Vidro de Segurança. Em coberturas, por exemplo, os vidros de segurança devem ser os laminados ou os aramados. E com um desses vidros de segurança posicionados na camada interna, de modo que evite a queda de cacos ou fragmentos sobre os usuários. 

Família de vidros laminados

Embora somente os quatro vidros acima são classificados como Vidros de Segurança, o processo de laminação pode incluir vidros especiais em sua composição, criando novos tipos de vidros para aplicações especiais. Alguns desses vidros, inclusive, são únicos para as finalidades a que se destinam. É o caso dos laminados de temperados (ou temperados-laminados) em torres modulares para guarda-corpos ou em ferragens em fachadas. Ou o vidro estrutural em determinadas aplicações.

Conheça alguns derivados do vidro laminado que podem se enquadrar na categoria de “Vidros de Segurança”:

  1. Laminado estrutural

O vidro laminado estrutural é composto por duas ou mais chapas de vidro unidas por uma camada intermediária, conhecida como intercalador ou interlayer que apresenta maior rigidez e resistência.  Uma opção comumente utilizada como interlayer estrutural é o SentryGlass, o AB-AR ou materiais similares. Essa combinação confere ao vidro uma resistência superior. 

  1. Vidro Laminado de Temperados

O vidro laminado de temperados, erroneamente chamado de temperado-laminado é uma variação do vidro laminado convencional, onde as chapas de vidro são temperadas. O processo de têmpera aumenta a resistência do vidro em até quatro a cinco vezes em comparação com o vidro float comum. Assim como o vidro laminado estrutural, em caso de quebra, os fragmentos de vidro permanecem presos ao interlayer. Essa combinação de vidro temperado e laminado é frequentemente utilizada em situações que requerem resistência extra.

  1. Vidros Multilaminados

Uma variação de vidros temperados é a composição com três ou mais camadas de vidro. Dessa forma adquirem maior resistência, podendo ser utilizados em pisos, degraus, laterais de piscinas ou como paredes ou portas reforçadas

  1. Vidro Antivandalismo

Trata-se de um vidro multilaminado dotado de recursos que permitem sua aplicação contra invasões. Pode ser utilizado em vitrines, portas e até mesmo na composição de jaulas em zoológicos.

  1. Vidro blindado

A composição de um vidro blindado varia de fabricante para fabricante e também por sua utilização. Os vidros blindados para automóveis, por exemplo, precisam ser compostos por materiais mais leves que os blindados utilizados em guaritas. Trata-se de vidros multilaminados intercalados com materiais resistentes a disparos de armas de fogos. Alguns incluem camadas que evitam o jato de pó de vidro no lado oposto ao disparo.

  1. Laminados decorativos

Alguns tipos de vidros laminados permitem a inserção, na camada interna, de tecidos ou outros materiais, como elementos decorativos. Além de continuarem sendo considerados Vidros de Segurança, por serem laminados, esses vidros oferecem a vantagem de serem decorativos.

  1. Laminados de proteção solar

São laminados compostos por pelo menos uma lâmina de vidros refletivos ou neutros de proteção solar. São oferecidos em diversas cores e podem garantir diferentes níveis de proteção contra o calor solar. Além disso, barram parte da radiação UV, que provoca a deterioração de móveis e tecidos.

Manipulação adequada

É importante destacar que a manipulação adequada e instalação correta dos vidros de segurança são fundamentais para garantir sua eficácia. É recomendável contar com profissionais especializados na escolha e instalação dos vidros, levando em consideração as normas técnicas e regulamentações aplicáveis.

Resistência ao impacto:

 Os vidros de segurança são projetados para resistir a impactos de diferentes intensidades. Eles podem ser classificados com base na sua capacidade de resistência ao impacto, como classe 1, classe 2, classe 3, etc. A classificação determina o nível de proteção oferecido pelo vidro em caso de quebra.

Isolamento térmico: 

Alguns vidros de segurança possuem camadas isolantes que ajudam a reduzir a transferência de calor entre o interior e o exterior do ambiente. Isso contribui para o controle da temperatura interna, resultando em economia de energia e maior conforto térmico.

Vidros de segurança Portal Vidros

Se você está em busca de soluções em vidros de qualidade, com atendimento personalizado e preços justos, a Portal Vidros é a escolha certa. Desde a sua fundação em 2003, a empresa tem se destacado no mercado amazonense, atendendo às necessidades dos clientes de forma eficiente e transparente.

Com uma visão clara de ser referência no segmento de vidros no Amazonas, a Portal Vidros busca constantemente desenvolver processos eficientes e eficazes, contribuindo para o desenvolvimento da região. Seus valores fundamentais, como transparência, honestidade, compromisso, segurança e respeito, são a base sólida sobre a qual a empresa se apoia.