Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Como garantir estilo e privacidade usando o vidro serigrafado

a beleza do vidro serigrafado permite estilo e privacidade

A utilização de vidros na construção civil e no design de interiores cumpre a diversos objetivos, a maioria deles ligados à transparência desse material. Porém, existem situações nas quais essa propriedade não é desejada. Nesses casos os vidros serigrafados, com suas diversas versões, podem ser a solução ideal.

Vidro serigrafado é um vidro pintado com esmalte cerâmico. Essa pintura adere de forma permanente à superfície, após uma passagem por um forno de têmpera. Com esse processo de beneficiamento, que submete a peça a uma temperatura próxima de 700 graus Celsius, seguida de rápido resfriamento, o vidro adquire as mesmas capacidade de resistência e segurança de um vidro temperado.

O nome vidro serigrafado é adotado porque, na maioria das vezes, o esmalte cerâmico é aplicado nas peças através de uma tela serigráfica, em processo que também é conhecido por silk screen.

Outro processo de aplicação do esmalte ao vidro é através de rolos, em máquinas desenvolvidas especialmente para isso, dotadas de dispersores de gases e sistema de pré-aquecimento

Como o vidro serigrafado permite cobertura total?

Como garantir estilo e privacidade usando o vidro serigrafado

O esmalte cerâmico é fornecido aos processadores de vidros por uma indústria química especializada. São diversas cores possíveis à disposição dos transformadores de vidros. Quando estes últimos cobrem as peças de vidro por inteiro (cobertura total), estas se transformam em vidros coloridos, bloqueando totalmente a possibilidade de visão de um lado para outro.

Portanto, vidros serigrafados com cobertura total são vidros com as mesmas propriedades dos vidros temperados, capazes de barrar a visão totalmente, tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. E também a entrada dos raios solares nos ambientes. São muito apreciados pela variedade de cores. A utilização dos vidros serigrafados com cobertura total, também chamados de vidros laqueados por alguns fabricantes, são várias, indo de revestimento de móveis a divisórias de ambientes.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas incríveis de portas de vidro para salas


Efeito acidado desse tipo de vidro

Como garantir estilo e privacidade usando o vidro serigrafado

Vidros serigrafados podem adquirir o aspecto de vidros acidados ou jateados. Isso porque existem esmaltes cerâmicos que oferecem o aspecto translúcido tão admirado pelos designers. Nesse caso, tais vidros podem oferecer privacidade parcial, pois é possível a visão, através do vidro, de vultos e sombras de objetos e pessoas que estejam do lado oposto.

Tais vidros possuem excelente efeito decorativo, muito apreciado pelos designers, com a vantagem de facilidade de limpeza, variedade de tonalidades possíveis e resistência da camada pintada capaz de resistir até mesmo a objetos pontiagudos.

Silk-screen ou estampas serigrafadas

Como garantir estilo e privacidade usando o vidro serigrafado

O processo silk-screen permite a impressão, no vidro, de estampas, figuras e imagens. Curiosamente os vidros com estampas serigrafadas por esse processo também são chamados, simplesmente, de vidros serigrafados, criando certa confusão nos consumidores. Vidros com estampas serigrafadas oferecem privacidade parcial, pois permitem a visão através dos intervalos transparentes das estampas, que podem variar de formato, incluindo pequenos quadrados, pequenos círculos e até flores. A estampa mais utilizada nos vidros serigrafados é denominado “padrão persiana”, que se constitui de listas verticais, geralmente brancas. Impressas no vidro.

Além de proporcionarem privacidade parcial aos ambientes, as serigrafias com estampas contribuem para barrar parte do calor solar nos locais onde são instaladas, através do sombreamento interno. Também reduz a luminosidade nos locais internos, evitando ofuscações.

Alguns produtos de vidros serigrafados também produzem estampas sob medidas aos clientes, tais como logomarcas e desenhos. Outros, utilizando-se de impressora especial, são capazes de imprimir desenhos coloridos em fachadas inteiras. Nesse caso, os vidros serigrafados adotam o nome de vidros impressos digitalmente. No Brasil ainda não existem muitos edifícios que adotam esse tipo de pintura em vidro exposta na fachada, apesar de já termos fornecedores equipados para tal.


Bandas negras

Como garantir estilo e privacidade usando o vidro serigrafado

A serigrafia em vidro possui também utilidade que não está ligada à privacidade e nem a obras da construção civil ou reformas ligadas ao design de interiores. A serigrafia em vidro é utilizada, por exemplo, na indústria automobilística. Esse segmento utiliza a serigrafia para criar um contorno preto nas beiradas dos vidros automotivos. Esse beiral possui duas funções: disfarçar a colagem dos vidros nos automóveis e proteger a camada da exposição aos raios solares, que geralmente provocam a degeneração da cola.


Outro exemplo de utilização do vidro serigrafado fora do segmento de construção civil e de decoração de interiores é a aplicação da serigrafia na chamada “linha branca”, que produz lava-louças, fornos, geladeiras e outros itens domésticos. A serigrafia, que muitas vezes também é chamada de “banda negra”, apesar de muitas vezes utilizar outras cores, é aplicada nos vidros com a função principal de disfarçar emendas e de tornar o vidro visível em áreas que sejam interessantes para a valorização dos produtos.


Como identificar


Para identificar se um vidro é serigrafado ou somente pintado com tinta especial é simples. Com a ponta de um canivete pode-se tentar remover a tinta. O vidro serigrafado, após passagem pelo forno de têmpera, fica tão aderido ao vidro que torna essa tarefa de remoção impossível.


Essa adesão total da camada, e também a capacidade do esmalte em suportar as ações do tempo sem alterar a cor, tornam o vidro serigrafado o mais indicado para aplicações externas. Por isso também são indicados em aplicações que exijam durabilidade.


Aplicações no vidro

Por sua variedade de cores imensa, que pode incluir também translúcidas e refletivas, e também por sua grande resistência, o vidro serigrafado é indicado para ser utilizado em muros de vidros, revestimento de paredes, placas de sinalização, guarda-corpos, fachadas de edifícios, pisos em áreas internas ou externas e diversas outras. Uma curiosidade é que a resistência da tinta ao vidro no processo serigráfico é tanta que o vidro pode ser aplicado no revestimento de paredes até mesmo com argamassa. Sem exigir selantes especiais.

Leia também: Incríveis tendências na arquitetura e decoração para 2023

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias