O vidro laminado pode ser produzido com vários tipos de vidros, além do comum transparente. Entenda em quais projetos a utilização desse tipo é exigida por norma técnica que tem “Peso de Lei” e em quais ele é uma opção vantajosa.

Os vidros laminados são categorizados como “vidro de segurança” que consistem em duas ou mais camadas de vidro, unidas por uma camada intermediária de polímero resistente (denominada intercalador, ou interlayer). Essa camada intermediária de polímero ajuda a manter os fragmentos de vidro no lugar em caso de quebras, aumentando a segurança dos usuários. A utilização de vidros laminados é exigida por norma técnica da ABNT que tem “Peso de Lei” em algumas aplicações.

Norma com “Peso de Lei”

A NBR 7199:1993 – Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações é uma norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que exige a utilização de vidros laminados em coberturas, guarda-corpos, pisos e degraus de vidro. Essa norma também indica outros vidros menos populares para essas aplicações, porém, o laminado é o mais utilizado por sua disponibilidade e ótimo custo-benefício.

Costuma-se dizer que a NBR 7199 tem “Peso de Lei” porque em caso de acidentes com vítimas é a ela que peritos e juízes irão ter como referência no momento de apurar responsabilidades em processos civis ou criminais.

Espelho laminado

As normas da ABNT preveem também a utilização da laminação em espelhos, especialmente quando utilizados em tetos ou paredes em locais públicos. Trata-se de vidro laminado com espelho, o que torna esse produto muito mais seguro para os usuários.

Opção vantajosa

Além de garantir maior segurança, o vidro laminado é adotado devido as vantagens que oferece em vários projetos da construção civil e do design de interiores. Conheça 10 delas:

  1. Em fachadas de edifícios, coberturas, janelas, visores, divisórias e/ou fechamento de sacadas, o vidro laminado proporciona melhor isolamento acústico, que a maioria dos vidros comercializados no mercado.
  2. Aplicados em coberturas, janelas, fachadas e fechamentos o vidro laminado é capaz de barrar mais de 90% dos raios Ultra Violeta (UV) provenientes do sol. Além de serem prejudiciais aos seres humanos, esses raios promovem a deterioração de tecidos e madeiras, descolorindo pisos, sofás e provocando o amarelamento e destruição das fibras de cortinas, sofás e tapetes.
  3. Em qualquer aplicação, a camada intermediária de polímero interna dos vidros laminados podem proporcionar a eles cores em milhares de tonalidades, incluindo diversos níveis de transparência. Com isso os vidros podem promover privacidade total, privacidade parcial ou bloquear totalmente a visão. O mesmo se aplica à passagem de luz, que pode ser leve, média ou intensa.
  4. Já com a utilização de camada intermediária especial (intercaladores ou interlayers), com propriedades estruturais, os vidros laminados ganham maior resistência, podendo ser aplicados em pisos, degraus, guarda-corpos, aquários e até mesmo em pilares e colunas, desde que sua espessura seja devidamente dimensionada para tal.
  5. Esses mesmos laminados com intercaladores ou interlayers especiais são utilizados em projetos tecnológicos com navios, nos quais é exigido material transparente com alta resistência e baixo peso. 
  6. Geralmente em portas, divisórias, guarda-corpos apoiados em colunas modulares e fechamentos de varandas que permitem a abertura total são usados os vidros laminados de temperados, denominados popularmente de temperados-laminados. Isso porque eles também possuem propriedades estruturais, podendo ser instalados sem a necessidade de molduras, por aparafusamento ou ferragens de aperto. Trata-se também de uma opção econômica à utilização de intercaladores especiais, com a única desvantagem de serem mais pesados que estes.
  7. Alguns produtores de vidros laminados adotam técnica que permite a laminação de vidros com pinturas, fotos ou tecidos entre as lâminas de vidro. Trata-se de um produto especial que pode ser utilizado como painel decorativo, revestimento de paredes, tampos de mesa, divisórias ou balcões de atendimento.
  8. No setor automotivo o vidro laminado também é exigido por norma. Em para-brisas dianteiros somente o vidro laminado é permitido pelo Contran. Esse vidro é adotado por quebrar-se sem danos ao condutor dos veículos ou aos passageiros, por não liberar cacos pontiagudos. E também por poder ser removido com facilidade após quebrado, permitindo a evacuação rápida de veículos acidentados. 
  9. Se considerarmos os vidros multilaminados, o vidro antivandalismo, pode ser aplicado em jaulas de animais perigosos, pisos, degraus laterais de piscinas e em muitos outros locais.
  10. Finalmente, temos o vidro blindado, com versões diferentes de composições para os blindados automotivos e para os demais, aplicados em grandes e pesadas chapas em guaritas, salas de pânico, visores, vitrines, casas lotéricas e muito mais. 

Outra vantagem do vidro laminado é que ele pode ser personalizado, permitindo a criação de projetos exclusivos e criativos com a utilização de outros tipos de vidros do mercado, como, por exemplo, os vidros texturizados (ou impressos). Esse fato pode pode ampliar imensamente os locais em que esse vidro pode ser utilizado.