Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Glass South America 2022: 6 tendências no setor vidreiro

A feira Glass South America aconteceu em São Paulo após um hiato por conta da pandemiae trouxe novidades do setor vidreiro

A feira Glass South America é realizada em São Paulo a cada dois anos. Trata-se do principal evento do setor vidreiro na América Latina e um dos maiores do mundo. É nessa exposição que as tendências para os profissionais desse ramo são apontadas. E foram muitas, nesta edição 2022, que retornou depois de quatro anos de ausência, devido à pandemia.

A exposição atraiu 16 mil pessoas, recorde de público desde sua primeira edição. E os visitantes eram de todas as partes do Brasil. Durante todo o evento, vidraceiros, serralheiros, arquitetos, engenheiros e profissionais do setor puderam visitar estandes dos 130 expositores reunidos em uma área de 16 mil m². E integrantes do Portal Vidros foram lá conferir as novidades.

Portas deslizantes

Glass South America 2022: 6 tendências no setor vidreiro

Segundo opiniões de vidraceiros, de forma geral, os lançamentos mais comuns da feira foram os inúmeros modelos de portas deslizantes que surgem como evolução do sistema “mão de amigo”. Elas foram lançadas por diversos fornecedores. Alguns, segundo comentaram, limitaram-se a copiar sistemas já tradicionais das linhas de serralheria Suprema ou Gold e apresentarem como se fossem novidades. Outras realmente fizeram alterações importantes em versões pensadas nas vidraçarias.

Os fabricantes que apresentaram opções em portas deslizantes foram: AL Indústria, Roll Door, Olga Color, Slide Door, Tec-Vidro e UdiGlass/Udinese. E vidraceiros consultados destacaram as versões que utilizam o mesmo sistema de tais portas deslizantes, porém aplicado em janelas: da AL Indústria, da Tec-Vidro e da Slide Door.

Boxes para banheiros

Glass South America 2022: 6 tendências no setor vidreiro

Outra novidade que ganhou destaque entre vários fabricantes foi o lançamento de kits especiais para a montagem de boxes com alturas superiores a dois metros. AL Indústria, ACM, Ideia Glass e outras fizeram lançamentos neste sentido.

Destacou-se nesse segmento, o trilho reforçado (perfil mais espesso) do Box Nobre, da Ideia Glass, com amortecedor no fechamento da porta. Essa novidade agradou bastante aos vidraceiros. Esse mesmo sistema pode ser utilizado em instalações como “kit engenharia”, com a vantagem de maior quantidade de acabamentos e capa que se prende através de um click plástico exclusivo e fácil de usar.

Também foi destacada pelos vidraceiros visitantes à exposição a linha de boxes e janelas da ACM, que dispensam furações nos vidros e podem ser montadas tanto com vidros temperados como também com vidros laminados. Nessa linha da ACM foi citada também pela grande variedade de cores.

Fechamento de sacadas

Glass South America 2022: 6 tendências no setor vidreiro

O fechamento de sacadas ou varandas com painéis que podem ser recolhidos em um dos cantos do vão, também chamados de cortinas de vidro, estiveram presentes em vários estandes. Novos modelos foram lançados, incluindo diversos que dispensam rolamentos ou as roldanas, deslizando sobre sua base. Também foram lançados diversos sistemas complementares a esse tipo de envidraçamento, que permitem a instalação fácil de persianas, rolos ou cortinas

Ferragens coloridas e ferragens reforçadas

Glass South America 2022: 6 tendências no setor vidreiro

Na parte de ferragens foram destacadas as novas cores adotadas pela maioria dos fabricantes, que combinam com todos os tipos de metais sanitários do mercado, incluindo o dourado, o rosé e o ouro envelhecido. Também houveram diversos lançamentos em ferragens de inox para portas maiores e sistemas modulares para montagem de guarda-corpos reforçados, para atendimento às exigências das normas técnicas.

Novidade em vidros e espelhos

No estande da fabricante de vidros Guardian Glass foram expostos os diversos tipos de vidros refletivos ou neutros de controle solar, além de dois lançamentos: o espelho âmbar e o vidro transparente especialmente projetado para evitar choque de pássaros.

O espelho âmbar chega em substituição ao espelho bronze. Possui tonalidade diferenciada e elegante e pode ser utilizado também em revestimentos de paredes ou móveis. Já o vidro para fachadas “amigo dos pássaros” possui gravações no formato de pequenos pontos, bastante discretos, que podem ser percebidos pelas aves, evitando as colisões contra muros e fachadas.

Máquinas e ferramentas

Glass South America 2022: 6 tendências no setor vidreiro

A Glass South America 2022 apresentou também diversas máquinas e ferramentas para facilitar o beneficiamento e a instalação de vidros. No setor de máquinas a maioria dos equipamentos era destinada aos processadores, porém, haviam diversos itens menores, como cortadores, ventosas, EPIs e ferramentas destinadas à instalação.

Leia também: Seis ideias incríveis para a instalação de sua sacada de vidro!

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias

6 ideias incríveis para a instalação de sua sacada de vidro!

Fechar sacadas, varandas e terraços com vidros se transformou em uma prática comum e, até mesmo, sonho de consumo para quem possui essas instalações em seus apartamentos ou sobrados. A novidade é que novos produtos estão surgindo para as sacadas de vidro. Nesta matéria repassamos seis ideias incríveis para você não errar na compra.

Ver mais »

Vidraceiro: como precificar o serviço e o custo do projeto?

Precificar corretamente pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Se cobrar demais, corre o risco de ficar sem serviço. Se cobrar menos que os custos, pode se matar de trabalhar e, ao final do mês, ver que somente acumulou dívidas. Nesta matéria ensinamos sobre como as vidraçarias podem evitar de cair em armadilhas. E ainda expomos o caso específico do setor do projeto sem custo, que a maioria das vidraçarias praticam.

Ver mais »

15 ideias para usar espelho decorativo na sua casa!

Espelhos decorativos não são meros adornos para paredes. Eles podem ser utilizados também em outros locais. Quando instalados, promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes e ajudam a economizar energia elétrica, uma vez que aproveitam melhor a iluminação natural durante o dia e ampliam a luminosidade artificial durante a noite. Em alguns casos os espelhos acabam se transformando na própria luminária. Conheça 15 ideias para utilização de espelhos decorativos em sua casa.

Ver mais »