Vidros espelhados, ou refletivos, oferecem benefícios que vão além da estética. Acompanhe, nesta reportagem, 10 vantagens na utilização desse tipo em fachadas comerciais ou residenciais.

O uso de vidro espelhado, também conhecido pelos nomes de vidro refletivo e vidro reflexivo, em fachadas comerciais ou residenciais, oferece uma série de vantagens, além, é claro, da estética moderna e futurista. Esses vidros especiais, que possuem uma camada de óxidos metálicos impregnados em sua superfície, oferecem benefícios significativos, tanto para o design quanto para a eficiência energética das edificações. Conheça, a seguir, 10 vantagens do uso de vidro espelhado em fachadas.

  1. Estética moderna e futurista

O vidro espelhado confere às fachadas um visual contemporâneo e elegante, tanto em fachadas comerciais quanto em fachadas residenciais. Sua aparência reflexiva cria um efeito de espelhamento que reflete o ambiente ao redor, proporcionando uma sensação de harmonia e integração com a paisagem, seja ela urbana ou rural.

  1. Barra o excesso de calor

Se não forem bem especificados os vidros podem transformar ambiente quentes em verdadeiras saunas. Felizmente o vidro espelhado está enquadrado na categoria de vidro especial de controle solar, ou vidro de proteção solar. Isso porque ele reflete uma parte significativa dos raios solares invisíveis, reduzindo a quantidade de calor que penetra no interior do edifício. Alguns vidros refletivos são capazes de barrar até 70% do calor provocado pelo Sol. 

  1. Barra o excesso de luz

O vidro espelhado também barra parte da luz visível do Sol. Com isso, melhora a sensação de conforto térmico, evita a ofuscação e torna o ambiente interno mais ameno e agradável para os usuários. 

  1. Filtra parte dos raios UV

Vidros refletivos são capazes de filtrar os raios invisíveis do Sol denominados Ultra Violeta (UV). Esses raios, além de serem prejudiciais aos seres humanos, aceleram a deterioração de tecidos e móveis. Na prática ocorre o amarelamento de cortinas e sofás, o desbotamento de pisos, tapetes e móveis em geral, além da deterioração acelerada desses móveis e componentes em pouco tempo. 

  1. Gera economia em longo prazo

Por ajudar a conservar tapetes, móveis e cortinas. E também reduzir a necessidade de utilização do sistema de ar-condicionado em dias quentes, os vidros refletivos podem até pagar-se com o tempo. Em outras palavras: o valor adicional investido nesse vidro especial, em relação a um vidro comum, retorna para quem investiu em tal vidro na forma de economia de recursos.

  1. É sustentável

Exatamente pela economia de energia que gera. E por prolongar a vida de móveis e objetos, poupando recursos e adianto a substituição desses itens, o vidro refletivo acabou tornando-se uma exigência inquestionável quando deseja-se obter certificações de sustentabilidade em obras e fachadas. 

  1. Preserva a privacidade durante o dia

Vidros espelhados refletem a luz do lado mais iluminado. Essa propriedade torna o vidro espelhado um verdadeiro espelho, quando visualizado pelo lado de fora durante o dia. Essa característica de permitir que o usuário interno do ambiente possa “observar sem ser observado”, aliás, é um dos atributos que mais agrada aos arquitetos e projetistas. Porém, é preciso destacar que à noite esse efeito se inverte, exigindo a utilização de rolôs e cortinas por parte dos usuários internos desses ambientes. 

  1. Possibilidades de beneficiamento

Existem diversos tipos de vidros espelhados, sendo que alguns podem ser temperados, podendo, após essa transformação, serem utilizados estruturalmente, sendo fixados como portas, janelas, basculantes e até mesmo sendo fixados diretamente à fachada por ferragens especiais. 

Também podem ser laminados, para serem aplicados em coberturas, guarda-corpos, pisos e outros locais que exigem maior segurança contra quebras e liberação de estilhaços, em atendimento às normas técnicas da ABNT que tratam desse tema. 

  1. Durabilidade e baixa manutenção

Vidros espelhados, após aplicados em fachadas, podem durar décadas sem exigir manutenção ou substituição. Eles podem, inclusive, ser utilizados em retrofits que renovam fachadas antigas.

  1. Diversas possibilidades em cores e níveis de transparência

Os vidros espelhados mais comuns são o prata, o champanhe (ou bronze) o verde e o azul, porém, na verdade, são oferecidos ao mercado em dezenas de cores que, por serem miscíveis com vidros ou laminações coloridas, podem reproduzir praticamente todas as tonalidades que o arquiteto ou especificador imaginar.