Nesta última década, a arquitetura e a construção civil passaram por mudanças significativas em relação aos materiais e tecnologias utilizadas para construir e decorar casas, prédios e espaços públicos. Dentre as tendências que têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, está o uso de paredes de vidro.
As paredes de vidro têm se mostrado muito vantajosas, tanto em termos estéticos quanto em relação à funcionalidade, e têm sido escolhidas por muitos arquitetos e construtores que buscam inovar e oferecer soluções modernas e sofisticadas.
Vantagens e desvantagens do vidro
Uma das principais vantagens do vidro em relação às paredes tradicionais é a luminosidade e integração de espaços. Vidros transparentes permitem a passagem de luz e não bloqueiam a visão se isso for desejado no projeto.
Outras vantagens das paredes de vidro são o brilho, espessuras reduzidas, a durabilidade sem necessitar de manutenções ou reparos, a instalação rápida e descomplicada e a possibilidade de utilizar vidros de diversos tipos, incluindo: coloridos, semitransparentes, duplos e até mesmo os que barram totalmente a visão de um lado para outro.
As desvantagens de utilização desse material são associadas principalmente à falta de privacidade, excesso de luz, isolamento térmico limitado. Porém, é possível contornar essas dificuldades com a utilização de vidros especiais, ou ainda sistemas ou complementos que eliminam deficiências, conforme veremos a seguir.
Conheça, a seguir, sete ideias de paredes de vidro.
- Parede de vidro temperado transparente
O vidro temperado é um tipo de vidro que passa por um processo de aquecimento e resfriamento controlado, que aumenta sua resistência mecânica e térmica. Esse tipo de vidro é mais resistente a choques, pressão e temperatura, o que o torna mais seguro que o vidro comum. Por isso, ele é muito utilizado em fachadas, portas, janelas e coberturas, bem como em paredes externas e internas. Trata-se de uma opção muito econômica, inclusive se comparada às paredes de alvenaria simples, pois não exigem estruturas para aberturas, revestimentos, pinturas e manutenções constantes.
Paredes de vidro temperado transparente possuem espessuras entre 8 mm e 12 mm, economizando espaço interno. Além disso, são instaladas com agilidade e aproveitam a iluminação natural. São ideais para montagens dos chamados “jardins de inverno”.
- Parede de vidro temperado colorido na massa
Vidros temperados são fornecidos também a partir dos vidros coloridos nas massas, com transparência nas cores verde, bronze e cinza, popularmente chamado de “vidro fumê”.
As paredes montadas com esse tipo de vidro barram parte da entrada da luz, contribuindo para uma atenuação do calor solar e combate ao excesso de luminosidade. Também promovem privacidade parcial reduzida, ao dificultarem a visão pelo lado externo.
- Parede de vidro temperado ou laminado refletivo
Muito presente em mostras de decoração por todo o Brasil, as paredes erguidas com a utilização de vidros refletivos temperados ou laminados oferecem experiências únicas aos usuários. Isso porque tais vidros podem se transformar em verdadeiros espelhos, quando observados pelo lado mais iluminado. Ao mesmo tempo, permite que a pessoa localizada em seu lado mais escuro observe sem ser vista. Essa propriedade agrada muito aos arquitetos e designers, que costumam brincar com iluminações dirigidas.
Além disso, vidros refletivos possuem a capacidade de barrar parte do calor solar e são oferecidos em várias cores, incluindo a versão champanhe ou âmbar. Destaque-se que, na versão laminada as paredes devem ser emolduradas por caixilhos de alumínio, ferro ou madeira.
- Parede de vidro impresso ou texturizado (incluindo o aramado)
A família de vidros impressos, ou texturizados, é muito ampla, porém, somente as versões que possuem espessuras com 7/8 mm podem ser temperadas e aplicadas em paredes.
A exceção vai para o vidro aramado que, assim como o laminado, precisa ser aplicado emoldurado em caixilhos.
Os vidros impressos ou texturizados possuem estampa que permitem a passagem da luz, porém evitando a visão completa. Tratam-se de vidros semitransparentes, que permitem a visão de vultos disformes.
Além desse efeito decorativo, as estampas proporcionam uma luz interna difusa e agradável, evitando ofuscações. São vidros muito procurados por designers que buscam imprimir um efeito “Retrô” aos ambientes.
- Parede de vidro fosco
Nas paredes podem ser utilizados também vidros foscos, antes ou depois de passarem pelo processo de têmpera. Dentre os vidros foscos mais conhecidos estão o jateado, o acidato e o serigrafado fosco.
Vidros foscos, assim como os texturizados, permitem a passagem da luz, barrando parte da visão. Dependendo do vidro, somente sombras podem ser percebidas pela parte contrária.
- Parede de vidro esmaltado ou serigrafado
Com a pintura dos vidros temperados, além de se obter cores com brilho, é possível criar-se paredes com bloqueio total da luminosidade.
A pintura do vidro temperado pode ser feita com tinta especial, depois do vidro temperado. Porém, maior resistência da pintura é obtida com um processo denominado “a quente”. Por ele, o vidro comum recebe uma camada de esmalte cerâmico especial. Em seguida é passado pelo forno de têmpera. Ao final desse processo esse vidro, que possui a mesma resistência do vidro temperado, é denominado vidro esmaltado ou serigrafado.
Tais vidros podem receber diferentes tonalidades e barram totalmente a passagem de luz, bloqueando também a visão.
- Paredes de vidro insulado ou duplo
Uma versão mais sofisticada de parede de vidro pode ser montada com grandes peças de vidros insulados ou duplos através de caixilhos especiais. Vidros insulados ou duplos são chamados também de termoacústicos, por suas características de barrar melhor a passagem do calor e do som.
E um nível ainda mais sofisticado de parede pode ser obtido com a utilização de vidros insulados dotados de micro persianas internas. Essa opção, além dos benefícios já citados, permitem o controle total da privacidade e da luminosidade interna.
Possibilidades de aplicações
Paredes de vidro podem ser utilizadas em ambientes internos ou externos. Elas podem compor casas, prédios comerciais, hotéis, restaurantes, lojas, espaços públicos e até em edifícios históricos e patrimônios culturais, sem prejudicar a estética e a harmonia dos ambientes. Como complemento às paredes, o vidro pode ser utilizado para criar divisórias deslizantes, paredes internas, fachadas e portas pivotantes ou deslizantes.
Outras vantagens
Outras vantagens que podem ser apontadas para as paredes de vidro além da instalação limpa, é a facilidade de limpeza e manutenção. Diferentemente das paredes de alvenaria, que acumulam sujeira, umidade e mofo com facilidade, o vidro é muito fácil de limpar e manter, bastando apenas um pano úmido e um produto de limpeza comum. Além disso, o vidro é mais durável e resistente a intempéries e desgastes naturais, o que significa que ele pode durar muito mais tempo sem precisar de manutenção.