Churrasqueiras de vidro: tipos e ideias

De norte ao sul do Brasil, preparar um churrasco, geralmente na companhia de amigos, é uma atividade comum e incorporada na cultura nacional. Não é por acaso que as churrasqueiras de vidro fazem tanto sucesso. Conheça alguns tipos e ideias!

Com exceção dos vegetarianos de diversos tipos, que já chegam a 15% da população brasileira, o restante da população têm paixão pelo churrasco. De norte ao sul do Brasil essa prática de assar carnes na brasa se mantém. Trata-se de uma atividade social que se mantém mesmo em tempos de crise. E as churrasqueiras de vidro acompanham esse sucesso, sempre sendo questionadas por usuários. Nesta matéria, conheça mais sobre essa solução prática que enobrece um dos ambientes preferidos dos brasileiros.

Vidro temperado

O temperado é o vidro utilizado nas churrasqueiras produzidas no Brasil. Pelo menos na grande maioria. Existem outros vidros especiais importados, porém, são caros e desnecessários. Essa utilização é perfeitamente viável, desde que sejam tomados os cuidados que citaremos logo a seguir..
É claro que existem desconfianças por parte de alguns usuários sobre a segurança do vidro, principalmente porque existem divulgação de notícias de vidros em churrasqueiras que “estouraram”, com fragmentos de vidros se espalhando pela carne.

Essas ocorrências, no entanto, acontecem somente quando o vidro entra em contato direto com brasas vivas ou ferragens que suportam o vidro. Também, em raríssimos casos em que bebidas geladas foram lançadas contra o vidro muito aquecido. Se essas ocorrências não ocorrerem, não há qualquer risco.

Para se ter uma ideia da capacidade do vidro temperado em resistir a altas temperaturas, no caso dos vidros certificados pelo Inmetro, como o PV Glass, um dos testes para se obter o aval dos institutos independentes, consiste na submissão de uma amostra de vidro a uma temperatura de 250 graus Celsius, por 30 minutos, seguida de resfriamento em água em temperatura ambiente.

Espessuras menores

Para a produção de churrasqueiras o vidro mais indicado são os temperados considerados finos, com espessuras de 4 mm ou 6 mm. Embora os vidros mais espessos (ou grossos) sejam mais resistentes a choques mecânicos (pancadas), são menos resistentes a altas temperaturas. Isso acontece porque os vidros de menor espessura esquentam rapidamente e por igual, evitando diferenças de temperaturas entre suas extremidades. É essa diferença de temperaturas entre as extremidades que geralmente provoca a quebra, segundo estudos internacionais.

Churrasqueiras de vidro: tipos e ideias

Veto aos laminados

Embora os vidros laminados, ou os laminados de temperados, possam oferecer maior resistência em instalações arquitetônicas, mantendo o vão indevassável mesmo em caso de quebras, eles não servem para ser aplicados em churrasqueiras. Nessa hipótese a camada interna, geralmente feita de polímeros, que une duas lâminas de vidros, iria se deformar com o calor.

Veto às ferragens tradicionais

Para montagem de churrasqueiras de vidro as ferragens tradicionais (Linha Santa Marina ou Linha Blindex) não devem ser aplicadas muito próximas às brasas. Isso porque ferragens demasiadamente aquecidas podem esquentar demasiadamente, transferindo esse calor em um ponto único no vidro. E, como já mencionamos, essa diferença de temperatura entre extremidades opostas pode provocar a quebra do vidro. A solução mais indicada é a instalação dos vidros em molduras de material refratário, diretamente na estrutura da churrasqueira.

Veto aos vidros colados

Outra impossibilidade, no projeto de churrasqueiras de vidro, é a montagem de equipamentos somente compostos por vidros colados. Isso porque a maioria dos adesivos conhecidos para a colagem das bordas, incluindo a Cola UV, são sensíveis ao aumento excessivo do calor. Uma única exceção seria a utilização dos silicones utilizados na junção de motores, com a desvantagem de não serem transparentes.

Transparência

A maioria das churrasqueiras de vidro brasileiras é produzida com vidro temperado incolor. Isso porque a transparência é uma qualidade bem-vinda nessa atividade de assar a carne na brasa. O vidro transparente viabiliza a integração do churrasqueiro com seu entorno ao mesmo tempo em que permite que os demais participantes desse evento acompanhem o que está sendo feito. Afinal, boa parte dos brasileiros possuem uma receita própria no preparo e gostam de dar palpites. Outra vantagem é que o churrasqueiro não precise ficar todo o tempo diante da churrasqueira, podendo observar as carnes na brasa pela lateral ou por outros ângulos, dependendo do modelo.
Devido a esse aspecto prático, apesar de ser possível a produção de churrasqueiras com vidros temperados refletivos ou temperados produzidos a partir de vidros coloridos na massa, essa não é uma opção que favorece as vendas desse produto.

Estética

O vidro confere um toque de requinte e sofisticação às churrasqueiras. Esse material pode ser instalado como peça única, completado por duas paredes de alvenaria. Também existem churrasqueiras compostas por dois vidros laterais e, menos comum, churrasqueiras compostas por três peças de vidro, sendo duas laterais e uma frontal.
Os modelos mais comuns incluem uma coifa de aço inoxidável e sistema que permite a expulsão controlada da fumaça.

Sonho de consumo

As churrasqueiras de vidro de adaptam perfeitamente a pequenos espaços, como, por exemplo, varandas gourmet. Existem, inclusive, relatos de que o surgimento de varandas gourmet dotadas de churrasqueiras e sistemas modernos de expulsão da fumaça passaram a facilitar a venda de apartamentos recém lançados, impulsionando as vendas em torno de 20%, na comparação com tentativa de vendas de imóveis que não ofereciam esse atrativo.

Facilidade de limpeza

Assar carnes na brasa é uma atividade que gera bastante sujeira. A fuligem da fumaça fica impregnada em outros materiais e a gordura queimada pode se fixar com facilidade nas paredes próximas. Felizmente o vidro, assim como o aço inox, são materiais relativamente fáceis de se limpar. E ambos, se não forem riscados por materiais muito abrasivos, permanecem em estado de novo por décadas, sem exigir manutenções, reparos ou substituições. Tratam-se, portanto, de materiais que facilitam a vida dos usuários ao mesmo tempo em que preservam o meio-ambiente.

Variedade de modelos

Existe uma grande variedade de churrasqueiras de vidro no mercado. Algumas incluem furações nos próprios vidros, de forma a suportarem a estrutura que suporta as grelhas onde serão assadas as carnes. Elas também são produzidas em diversos tamanhos e modelos.

Popularização

Já existem fabricantes especializados na produção de churrasqueiras de vidro de diversos tipos. Isso se deve à popularização desse item. Fotos e vídeos de churrascos feitos em churrasqueiras de vidro inundam as mídias sociais, inspirando mais pessoas a experimentar essa abordagem moderna para grelhar as carnes. Devido a essa publicidade espontânea, as churrasqueiras de vidro devem continuar em alta por muito tempo.

PV Glass, vidro certificado

A Portal Vidros produz e fornece vidros temperados com qualidade certificada por institutos independentes. Sua marca PV Glass é acompanhada pelo Selo Inmetro, que comprova a qualidade superior do produto. A empresa possui estrutura adequada para fornecimento a produtores de churrasqueiras de todos os portes, inclusive em nível industrial.

Para mais conteúdos acesse aqui!

Churrasqueiras de vidro: tipos e ideias