Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Incríveis tendências na arquitetura e decoração para 2023

as principais tendências em vidros e espelhos para o ano de 2023

As tendências na arquitetura e decoração variam de país para país, porém, as globais possuem um endereço único: Milão, na Itália. Em duas feiras, as tendências para o decór são apresentadas ao mundo: Milano Design Week e Salone del Mobile. As mostras, na edição 2022, reuniram mais de dois mil expositores cada, em encontros repletos de cores, texturas e inspirações para 2023.

Designers de interiores e arquitetos brasileiros costumam repercutir as novidades e conceitos básicos dessas mostras internacionais, incluindo suas visões e toques pessoais. O resultado desse processo chega ao público maior na criação de trabalhos aos clientes ou na criação de ambientes em mostras de decoração que são realizadas por todo o Brasil, sendo a CasaCor a mais conhecida. É dessa forma que as tendências na arquitetura e decoração são conhecidas pelo grande público nacional.

Também existem algumas tendências na arquitetura e decoração que prevalecem com o tempo. A mais significativa atualmente é a sustentabilidade, com aproveitamento dos recursos naturais, minimalismo e preferência por materiais renováveis. E, nesse aspecto, o vidro leva vantagem, pois mantém-se sempre como novo, não exige reformas ou substituições, alguns tipos ajudam a economizar energia e é 100% reciclável. Conheça, a seguir, algumas tendências na construção ou decoração de vidros para 2023.

Boxes até o teto

ter um box para banheiro de vidro em espaços grandes, médios ou pequenos é possível

A utilização de boxes de vidros temperados já é padrão no mercado nacional. A novidade agora é o emprego de vidros com alturas superiores aos 2 metros convencionais, fechando a área do box do banheiro do piso ao teto. Nesse tipo de instalação o cuidado a ser tomado é verificar se a área do box possui janela para escoamento do vapor. Caso não tenha, precisará ser providenciado um sistema de exaustão para se evitar excesso de umidade no local, o que favorece a formação de bolores e fungos.

Divisória entre quarto de casal e banheiro

divisória de vidro entre quarto e banheiro vem com tudo

Em mostras de decoração é comum a exposição de suítes nos quais a divisória entre o quarto e o banheiro limita-se a uma grande peça de vidro temperado e uma porta também de vidro. Essa tendência na arquitetura e decoração cria uma integração entre ambientes, para casais que desfrutam de certa intimidade e não querem se sentir sozinhos em nenhum momento. Além disso, é uma instalação econômica e que poupa o espaço que seria necessário para a parede. Nesse tipo de instalação também é necessário que o sistema de exaustão seja eficiente no banheiro e na área de banho.

Vidros de controle solar em residências e ambiente internos

vidros com controle solar são opção para residências

Antes limitados a aplicações comerciais e fachadas externas, atualmente os vidros de controle solar, especialmente os refletivos que possuem aspecto espelhado, são largamente utilizados em residências e também em ambientes internos.

Os vidros de controle solar aplicados em portas e janelas externas, além de decorativos, atuam na proteção contra o excesso de calor. Dessa forma ajudam no conforto dos usuários, economizando energia elétrica pelo aproveitamento da luz natural e por reduzir a utilização do sistema de ar-condicionado.

O aspecto espelhado desses vidros e alguns tipos de tonalidades, como o champanhe (âmbar o bronze) são muito apreciados, assim como a propriedade desse vidro de alterar de cor conforme a iluminação dos ambientes. Devido a isso têm sido bastante aproveitados em divisórias, boxes para banheiros, portas de armários e diversos outros locais.

Estantes de vidro

as estantes de vidro voltam com tudo na decoração de salas e quartos

A transparência do vidro tem sido aproveitada no design de interiores em estantes de vários formados, alojadas em paredes ou suspensas por cabos ou aliada a madeiras em móveis criativos. A utilização do vidro em estantes é um recurso que permite a decoração sem provocar a sensação de redução do espaço, por esse motivo, mesmo não sendo inéditas, as estantes continuam sendo incluídas com tendências na arquitetura e decoração.

Espelhos bronze, fumê ou verde

vidro bronze é tendência

O espelho em paredes e instalado em locais estratégicos é um dos recursos preferidos dos designers de interiores. A novidade, verificada nas mais recentes mostras de decoração, é a utilização de espelhos coloridos em grandes peças, instaladas de forma inteira ou em recortes ou mosaicos. Espelhos podem também revestir tampos e laterais de móveis, muitas vezes aplicados em reformas que renovam peças danificadas ou antigas.

Vidros coloridos

vitrais e vidros coloridos trazem um charme especial aos ambientes

Quando se fala em vidros, a primeira imagem que vem à mente á a refletividade ou a transparência. Porém, o vidro pode ser pintado com tintas especiais de forma a oferecer cores associadas a brilhos aos ambientes. E sempre com sua superfície lisa externa de fácil higienização. Aplicados em tampos de madeira eles são capazes de renovar o aspecto dos móveis, combinando cores com outros elementos do local.

Sistemas deslizantes em áreas internas

vidros deslizantes ara áreas internas

Outra tendência recente na arquitetura e decoração são os grandes painéis deslizantes que geralmente fecham grandes áreas nas áreas reservadas das residências. Esse tipo de fechamento permite a integração dos ambientes, além de permitir o aproveitamento de luz natural nos interiores das residências.

Fechamento de varandas e sacadas

Incríveis tendências na arquitetura e decoração para 2023

Essa é uma tendência de arquitetura e decoração que já dura mais de 10 anos. Os fechamentos com sistemas popularmente denominados “cortinas de vidro” permitem o aproveitamento total do espaço da sacada ou varanda. Além disso, podem se abrir totalmente no verão e contribuir para isolar os locais do frio durante o inverno.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias