Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Sete dicas para se comunicar de forma eficaz com seus clientes!

Sete dicas para se comunicar de forma eficaz com seus clientes!

Rafael Lopes, especialista em comportamento social e relacionamentos, dá dicas de como se comunicar melhor no ambiente de trabalho.

“A habilidade de se comunicar é essencial na nossa vida hoje e a comunicação foi responsável pela evolução humana”, destaca Rafael. O especialista, ressalta a importância da boa fala. “Falar bem é importante para os três pilares do nosso relacionamento, sendo eles pessoal, amoroso e, sobretudo, nos negócios”, acrescentou.

Vidraceiros ou funcionários de vidraçarias que conseguem envolver o ouvinte no momento certo, com as palavras certas, convencendo clientes, explicando ideias, estabelecendo uma estratégia, acabam obtendo maior sucesso.

Contudo, saber se comunicar é algo que requer preparação e seguir algumas dicas, como estas sete, elaboradas por Rafael:

1) A mensagem deve ser clara ou objetiva: a coisa mais importante na comunicação é que a mensagem deve chegar ao receptor (ou ouvinte) de maneira clara e objetiva. Então você precisa falar a linguagem do receptor, respeitando até mesmo seus limites de compreensão, caso esteja lidando com uma pessoa mais simples.

2) Ouvir atentamente antes de falar: você precisa ouvir atentamente antes de falar, para evitar interpretações distorcidas. Quanto mais você ouve mais você vai entender o ponto de vista daquela pessoa, e aí sim vai melhorar a comunicação.

3) Aguardar seu momento de fala: o pior tipo de conversa é aquele no qual a pessoa não escuta para entender, e sim para responder. Isso acontece muito no nosso dia a dia onde as opiniões estão muito polarizadas. Escute para entender o ponto de vista do outro, e não para apenas mostrar o seu.

4) Praticar escuta ativa e declarações empáticas: escuta ativa é aquela escuta que contribui para a comunicação, através de perguntas certas, de comentários pertinentes. Isso ajuda e incentiva a pessoa a falar mais. Declarações empáticas ajudam a manter o foco na pessoa que está falando, confirmando que você acredita e apoia aquilo que a outra pessoa falou.

5) Fazer uso de gatilhos mentais: demonstre valor para outra pessoa durante uma conversa sem parecer arrogante e egocêntrico, pois você estará subcomunicando informações de forma sutil, fazendo a outra pessoa ter uma percepção positiva de você. 

6) Fazer uso de ferramentas de Storytelling: a arte de contar histórias é uma excelente ferramenta para você prender atenção das pessoas. Histórias devem ter emoção, entonação de voz, surpresas, suspense, altos e baixos. São esses elementos que fazem uma história ser gostosa de ouvir. 

7) Respeitar o limite de intimidade: algumas pessoas não possuem o bom senso de respeitar o limite de intimidade e acabam tocando em assuntos não pertinentes à situação. É importante você ser autêntico, mas precisa entender que para ser socialmente aceito você não pode falar o que quer, na hora que bem entender.

 

Leia também

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias

6 ideias incríveis para a instalação de sua sacada de vidro!

Fechar sacadas, varandas e terraços com vidros se transformou em uma prática comum e, até mesmo, sonho de consumo para quem possui essas instalações em seus apartamentos ou sobrados. A novidade é que novos produtos estão surgindo para as sacadas de vidro. Nesta matéria repassamos seis ideias incríveis para você não errar na compra.

Ver mais »

Vidraceiro: como precificar o serviço e o custo do projeto?

Precificar corretamente pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Se cobrar demais, corre o risco de ficar sem serviço. Se cobrar menos que os custos, pode se matar de trabalhar e, ao final do mês, ver que somente acumulou dívidas. Nesta matéria ensinamos sobre como as vidraçarias podem evitar de cair em armadilhas. E ainda expomos o caso específico do setor do projeto sem custo, que a maioria das vidraçarias praticam.

Ver mais »

15 ideias para usar espelho decorativo na sua casa!

Espelhos decorativos não são meros adornos para paredes. Eles podem ser utilizados também em outros locais. Quando instalados, promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes e ajudam a economizar energia elétrica, uma vez que aproveitam melhor a iluminação natural durante o dia e ampliam a luminosidade artificial durante a noite. Em alguns casos os espelhos acabam se transformando na própria luminária. Conheça 15 ideias para utilização de espelhos decorativos em sua casa.

Ver mais »