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Sete dicas para se comunicar de forma eficaz com seus clientes!

Sete dicas para se comunicar de forma eficaz com seus clientes!

Rafael Lopes, especialista em comportamento social e relacionamentos, dá dicas de como se comunicar melhor no ambiente de trabalho.

“A habilidade de se comunicar é essencial na nossa vida hoje e a comunicação foi responsável pela evolução humana”, destaca Rafael. O especialista, ressalta a importância da boa fala. “Falar bem é importante para os três pilares do nosso relacionamento, sendo eles pessoal, amoroso e, sobretudo, nos negócios”, acrescentou.

Vidraceiros ou funcionários de vidraçarias que conseguem envolver o ouvinte no momento certo, com as palavras certas, convencendo clientes, explicando ideias, estabelecendo uma estratégia, acabam obtendo maior sucesso.

Contudo, saber se comunicar é algo que requer preparação e seguir algumas dicas, como estas sete, elaboradas por Rafael:

1) A mensagem deve ser clara ou objetiva: a coisa mais importante na comunicação é que a mensagem deve chegar ao receptor (ou ouvinte) de maneira clara e objetiva. Então você precisa falar a linguagem do receptor, respeitando até mesmo seus limites de compreensão, caso esteja lidando com uma pessoa mais simples.

2) Ouvir atentamente antes de falar: você precisa ouvir atentamente antes de falar, para evitar interpretações distorcidas. Quanto mais você ouve mais você vai entender o ponto de vista daquela pessoa, e aí sim vai melhorar a comunicação.

3) Aguardar seu momento de fala: o pior tipo de conversa é aquele no qual a pessoa não escuta para entender, e sim para responder. Isso acontece muito no nosso dia a dia onde as opiniões estão muito polarizadas. Escute para entender o ponto de vista do outro, e não para apenas mostrar o seu.

4) Praticar escuta ativa e declarações empáticas: escuta ativa é aquela escuta que contribui para a comunicação, através de perguntas certas, de comentários pertinentes. Isso ajuda e incentiva a pessoa a falar mais. Declarações empáticas ajudam a manter o foco na pessoa que está falando, confirmando que você acredita e apoia aquilo que a outra pessoa falou.

5) Fazer uso de gatilhos mentais: demonstre valor para outra pessoa durante uma conversa sem parecer arrogante e egocêntrico, pois você estará subcomunicando informações de forma sutil, fazendo a outra pessoa ter uma percepção positiva de você. 

6) Fazer uso de ferramentas de Storytelling: a arte de contar histórias é uma excelente ferramenta para você prender atenção das pessoas. Histórias devem ter emoção, entonação de voz, surpresas, suspense, altos e baixos. São esses elementos que fazem uma história ser gostosa de ouvir. 

7) Respeitar o limite de intimidade: algumas pessoas não possuem o bom senso de respeitar o limite de intimidade e acabam tocando em assuntos não pertinentes à situação. É importante você ser autêntico, mas precisa entender que para ser socialmente aceito você não pode falar o que quer, na hora que bem entender.

 

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