Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

6 ideias incríveis para a instalação de sua sacada de vidro!

veja ideias para a instalação de uma sacada de vidro em sua casa ou apartamento

Antes de passarmos as ideias para a instalação de sacadas de vidro é importante atentarmos para algumas questões importantes que são praticamente desconhecidas dos usuários. 

A primeira delas é que o fechamento de sacadas é regulamentado por uma norma técnica própria da ABNT, que é a NBR 16259. Essa norma determina que o projeto de envidraçamento de uma sacada deve ser acompanhado por um engenheiro ou arquiteto. Esses profissionais devem assumir a responsabilidade técnica pelo projeto emitindo um documento (ART para os engenheiros e RRT para os arquitetos).

Essa mesma norma (16259) descreve a sacada de vidro em edifícios somente como um complemento de fachada. Devido a isso, esse fechamento não precisa ser estanque, ou seja, embora a maioria das instalações não permitem a entrada ou infiltração de água no ambiente interno em dias de chuva, isso não será exigido do responsável pelos envidraçamentos.

Passemos então para as seis ideias e dicas para esse tipo de envidraçamento.

Sistemas deslizantes e “cortinas de vidro”

6 ideias incríveis para a instalação de sua sacada de vidro!

O sistema tradicional de fechamento de sacadas era feito, até uma década atrás, com painéis de vidros temperados deslizantes. Atualmente esse sistema quase foi extinto com a chegada do sistema importado da Finlândia que é formado por painéis de vidro temperado suportados somente no topo e na base. Esses painéis podem ser deslocados todos para um canto, permitindo a abertura total do vão em dias quentes. Esse sistema é chamado também de cortina de vidro.

Vantagens e desvantagens do vidro laminado

Por serem suportados somente no topo e na base, o sistema que permite a abertura total – e que atualmente é o mais procurado pelos usuários – é o que utiliza vidros temperados, com opção para espessuras de 8 mm e 10 mm, sendo estes últimos utilizados em instalações com peças maiores. O vidro laminado também pode ser utilizado nas instalações menores, apesar de seu maior custo. Como vantagem ele oferece maior isolamento acústico e, se quebrar, permanece aderido a seus suportes, fechando o local até que seja providenciada sua substituição. A desvantagem é que, por ser um vidro menos resistente que o vidro temperado, também quebra-se com mais facilidade.

Aliás, você conhece as diferenças entre o vidro temperado e vidro laminado? Descubra!

Sobre guarda-corpo ou do piso ao teto

No caso de sacadas que possuem guarda-corpos vazados a dica é para que a sacada de vidro seja montada do piso ao teto logo após o guarda-corpo. Porém, se a sacada de vidro for montada sobre guarda-corpo que impeça a passagem do vento, feita de vidro ou alvenaria, ela pode ser montada sobre esse guarda-corpo sem prejuízo de seu desempenho.

Porém, é importante destacar que as normas técnicas da ABNT determinam que qualquer esforço extra aplicado sobre guarda-corpos já instalados passa a ser de responsabilidade da empresa que adicionou esse esforço. Em outras palavras: o instalador da sacada de vidro passa a ser responsável pelo desempenho de todo o conjunto (guarda-corpo + envidraçamento).

Com roldanas ou sem roldanas

Uma inovação em sacadas de vidros é a utilização de um sistema que trabalha apoiado na base dos vidros em um trilho feito de material auto lubrificável, que pode incluir o Teflon ou outro material. As empresas que oferecem tal opção propagam que esse tipo de instalação garante maior durabilidade de todo o conjunto, pois eliminam as roldanas ou rolamentos, que se desgastam, além de trabalharem “descansando” em um leito, ao invés de penduradas. Porém, por se tratar de uma novidade no mercado, somente o tempo irá revelar se o que é anunciado é comprovado com o tempo de uso.

Sistema com abertura automática

Já existem até sistemas para montagem de sacadas de vidros que permitem a abertura automática, através de controle remoto. Trata-se de uma versão mais sofisticada, fornecida com exclusividade por uma empresa paulistana. 

Rolôs ou persianas

Fechar sacadas, varandas e terraços com vidros se transformou em uma prática comum e, até mesmo, sonho de consumo para quem possui essas instalações em seus apartamentos ou sobrados. A novidade é que novos produtos estão surgindo para as sacadas de vidro. Nesta matéria repassamos seis ideias incríveis para você não errar na compra.

Caso queira garantir sua privacidade ou sombreamento do interior em determinados momentos, é importante conferir, antes de contratar a montagem da sacada de vidro, se o sistema permite a instalação de rolos ou persianas quando os vidros estiverem fechados. Isso porque alguns sistemas possuem trilhos salientes, que não permitem essa instalação.

Leia também: Dez cuidados em um projeto com cobertura de vidros

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias

Vidraceiro: como precificar o serviço e o custo do projeto?

Precificar corretamente pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Se cobrar demais, corre o risco de ficar sem serviço. Se cobrar menos que os custos, pode se matar de trabalhar e, ao final do mês, ver que somente acumulou dívidas. Nesta matéria ensinamos sobre como as vidraçarias podem evitar de cair em armadilhas. E ainda expomos o caso específico do setor do projeto sem custo, que a maioria das vidraçarias praticam.

Ver mais »

15 ideias para usar espelho decorativo na sua casa!

Espelhos decorativos não são meros adornos para paredes. Eles podem ser utilizados também em outros locais. Quando instalados, promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes e ajudam a economizar energia elétrica, uma vez que aproveitam melhor a iluminação natural durante o dia e ampliam a luminosidade artificial durante a noite. Em alguns casos os espelhos acabam se transformando na própria luminária. Conheça 15 ideias para utilização de espelhos decorativos em sua casa.

Ver mais »