Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Retalhos de vidros: 10 formas de aproveitá-los nas vidraçarias!

Aprenda mais sobre o que fazer com os retalhos de vidros que sobram da produção de vidraçarias. Eles podem se tornar produtos e pequenas obras artesanais de arte!

Toda vidraçaria que trabalha com vidros e espelhos em chapas, mantendo em sua equipe um profissional cortador, acaba acumulando, ao final de apenas um único dia de trabalho, uma grande quantidade de retalhos de vidros e espelhos. 

São denominados retalhos de vidro as peças pequenas que não podem mais ser aproveitadas para a construção civil em fechamentos de grandes ou pequenos vãos. Além desses retalhos, existe a possibilidade de sobrarem vidros temperados que, por algum erro, foram devolvidos. Ou ainda removidos para serem substituídos por novos.

Com uma mente criativa e mãos habilidosas os vidraceiros podem transformar esses retalhos em objetos de fácil venda aos consumidores finais. A seguir, sugerimos a produção de 10 desses itens

Caixa de jóias revestida com mosaico de vidros ou espelhos

caixa tipo porta jóias pode ser decorada com retalhos de vidro temperado

Caixas simples de madeira podem ser bastante valorizadas se revestidas com pedaços de espelhos ou pedaços de vidros pintados com tinta apropriada. As peças podem ser fixadas ao vidro com silicone mesmo sem serem lapidadas. E os vãos entre elas preenchidos com massa acrílica.

Caixa de joias revestida com espelho envelhecido

antigas caixas de espelho dão um ar diferente para uma caixa de jóias

Produzir espelho envelhecido exige algum trabalho. É preciso remover a camada de tinta colorida da parte de trás dos espelhos com thinner ou água rás, respingar ácido muriático com a ajuda de uma escova de dentes usada na camada de prata e retirar, em seguida, para que essa ação deixe apenas alguns furos assimétricos. Em seguida pinta-se com tinta preta todo o verso das peças de espelho, fazendo com que aparentem ter sido manchadas de preto pela ação do tempo. Esse item é bastante valorizado entre o público de alto poder aquisitivo.

Porta-copos e suporte para panelas

porta copos ou porta panelas podem ser feitos de vidro

Estes podem ser produzidos em vidros pintados e com as bordas lapidadas. Essa lapidação artesanal é possível com a utilização de uma lixadeira manual e água. São várias as possibilidades para esse produto, inclusive na produção de suporte para panelas, utilizados para proteger a superfície de mesas de panelas quentes.

Bandejas do retalhos de vidros

antigas bandejas de madeira ganham decoração de vidros e espelhos

Qualquer bandeja simples de madeira pode ser valorizada por vidros pintados, espelhos ou espelhos envelhecidos. 

Vasos e cachepots

jarras e vasos podem ganhar ornamento de espelhos e vidros

Vidros e espelhos podem ser cortados e colados de forma a se transformarem em vasos e cachepots (ou cachepôs) de vários tamanhos, incluindo o de mesa. No caso de retalhos de vidros mais finos a colagem pode ser feita com silicone interno. No caso de vidros mais espessos pode-se utilizar colas UV, que oferecem maior nível de transparência.

Molduras decorativas

molduras de vidro retalhado são ótima opção de decoração

Molduras de vários tamanhos podem ser revestidas com retalhos de vidros, retalhos de vidros pintados ou ainda, cacos de vidros temperados quebrados e colados. 

Espelho decorativo com mosaico em espelho

espelho decorativo com pequenas peças de vidro retalhado em forma de mosaico

Grandes painéis de espelhos para serem instalados em paredes podem ser formados de várias peças de espelhos lapidados ou bisotados dentro de um mosaico formado por retalhos de espelhos. Nesse caso, espelhos teriam os espaços entre as grandes peças preenchida por um mosaico formado por pequenas peças de espelhos recortadas e colada uma a uma com silicone. Ou ainda, os pequenos cacos obtidos de vidros temperados quebrados. E, também nesses trabalhos, os vãos podem ser preenchidos com massa acrílica.

Fruteira e outros itens de mesa com vidro fusing

a técnica de fusing torna vidro em diferentes formas funcionais

Com a utilização de um forno fusing, também chamado de forno de vitrofusão, é possível criar-se, a partir de retalhos de vidros diversos, incluindo os cacos de vidros temperados, fruteiras originais e outros objetos de mesa, tais como cinzeiros, porta-copos e pequenos vasos. O forno fusing derrete o vidro, com temperatura que pode chegar a 900 graus Celsius. E pode também fundir peças de vidro. Para se aperfeiçoar nessa atividade existem cursos de fusão de vidros, que incluem artistas consagrados, como é o caso do artista Gustavo Benini.

Retalhos de vidros: 10 formas de aproveitá-los nas vidraçarias!

Grandes painéis artísticos com vidro fusing

grandes painéis de vidro retalhado se tornam obras de arte

Também com a utilização de um forno fusing é possível criar painéis artísticos com imagens, formados por várias placas individuais criadas a partir da técnica de utilização de vidro e esmalte cerâmico. As possibilidades de imagens e estilos são inúmeras.

Troféus e suportes com vidros apicoados

retalhos de vidro podem ser lapidados e se tornar troféus

Vidros espessos podem ter suas bordas apicoadas com um “alicate de apicoar vidros”. E tais peças podem compor troféus, suporte para placas comemorativas e diversos outros objetos.

Leia também: 15 ideias para usar espelhos decorativos em sua casa

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

Todos os esforços da empresa estão voltados para um trabalho de boa qualidade com preços justos e sempre colocando a frente a transparência e honestidade no trato dos negócios. E com essa visão a empresa, após um longo período de preparação e de testes de seus produtos realizados no Instituto Falcão Bauer da Qualidade (SP), conquistou o Selo Inmetro de Qualidade para sua linha produtiva de vidros temperados.

Para mais informações acesse nosso formulário de contato ou ligue para nós.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias