Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Resistência do vidro: Quanto impacto suportam os laminados e os temperados?

veja a resist~encia do vidro laminado e temperado

A resistência do vidro é requisito importante no momento de escolha de seus diversos tipos. Por isso, é importante que sejam observadas as suas características, bem como todas as normas estabelecidas para sua utilização, garantindo segurança e durabilidade.

Para garantir que todos os benefícios da utilização dos vidros sejam bem aproveitados, é preciso que tal recurso seja resistente e bem instalado, garantindo a segurança do ambiente e, principalmente, dos usuários.

Pensando em juntar beleza e segurança como garantia desse recurso, foi criada a NBR 7199 – um manual de aplicação de vidros que garante a segurança e a resistência do vidro em sua correta utilização. Dessa forma, estabelece normas gerais para a utilização dos vidros, sendo obrigatório seu cumprimento por todos os profissionais vidraceiros e especificadores desse material.

A norma traz, em seu texto, a classificação para a aplicação de vidros em relação ao seu tipo, acabamento das superfícies, transparência, colocação, coloração, bem como particularidades sobre seu desempenho térmico, acústico, lumínico, espessura, eficiência energética e controle solar.

NBR 7199 e os Vidros de Segurança

A NBR 7199 estabelece que todo vidro instalado abaixo de 1,10 metros em relação ao piso deve ser de categoria de segurança – os denominados “Vidros de Segurança” – sendo em ambiente externo ou interno, em qualquer pavimento.

Para garantir que o recurso esteja de acordo com as normas, são realizados testes possíveis de certificarem suas qualidades, são estes denominados pela NBR 7199 como “Vidros de Segurança”.

O Vidro de Segurança é aquele aprovado em testes de impacto, que não deve quebrar ou deve quebrar com segurança. Atualmente, existem três principais tipos de vidro de segurança: laminado, temperado e aramado. Os mais utilizados, e também com mais procura são o laminado e o temperado.

Resistência do vidro: Quanto impacto suportam os laminados e os temperados?

Materiais de composição do vidro laminado e temperado

O vidro laminado é feito com PVB (polivinil butiral) – película plástica e elástica fundida no meio de duas peças de vidro para evitar que ocorra o descolamento dos fragmentos em caso de quebra.

O vidro laminado se dá pela junção de duas ou mais placas de vidro, podendo ser combinadas outras propriedades, ou seja, ao invés de juntar duas placas de vidro comum, é possível optar por um vidro laminado que junte duas placas de vidro temperado com o PVB, criando uma peça mais resistente e que ajuda no controle acústico e de iluminação. Ao ocorrer sua quebra, seus estilhaços ficam presos à sua própria película, impedindo que seus pedaços caiam e se espalhem.

Já o vidro temperado é um dos mais utilizados em construções, estando presente em diversos ambientes, principalmente no envidraçamento de sacadas, sendo considerado um dos mais resistentes, pois passa por um processo de têmpera, momento em que é aquecido por temperaturas acima de 600 graus Celsius e resfriado rapidamente logo em seguida, tornando sua estrutura até cinco vezes mais resistente ao impacto frontal do que o vidro comum.

Resistência do vidro: Quanto impacto suportam os laminados e os temperados?

Uma das vantagens desse tipo de vidro é a sua grande flexibilidade, isso porque em seu processo de têmpera a sua flexibilidade é aumentada, além de ser mais resistente a ventanias do que outros vidros. Caso haja sua quebra, o vidro se fragmenta em pedaços com bordas redondas.

LEIA TAMB´ÉM: A complicada relação entre vidro e calor

Aplicações de cada tipo de vidro

Importante ressaltar que entre os vidros de segurança existentes, o vidro temperado possui uma vantagem a mais, já que é possível fazer sua aplicação sem a utilização de caixilhos, além de poder ser produzido a partir de um vidro de controle solar, garantindo melhor desempenho térmico.

Cada aplicação de vidro irá exigir um tipo específico, estando de acordo com as normas estabelecidas pela NBR 7199, visando o melhor aproveitamento do recurso e garantindo a segurança em sua utilização.

Aplicações com vidro laminado:

  • portas, janelas e divisórias (contanto que sejam encaixilhadas, não apresentando muitas vantagens para o seu uso);
  • vitrines;
  • muro de vidro (desde que tenham as bordas protegidas para se evitar umidade);
  • fachadas e guarda copos;
  • cobertura;
  • marquise;
  • claraboia;
  • fachadas inclinadas;
  • guarda corpos inclinados;
  • vitrines contra ações de arrombamento;
  • barreiras de separação;
  • isolamento de jaulas;
  • pisos e degraus;
  • visores de piscinas e aquários;
  • estruturas de vidro.

Aplicações com vidro temperado:

  • portas, janelas e divisórias (não é necessário que sejam encaixilhadas);
  • vitrines;
  • muro de vidro (nesse caso, não é necessário que as bordas sejam protegidas);
  • fachadas;
  • vitrines comuns;
  • barreiras de separação.

Ensaios (testes) dos vidros de segurança

Resistência do vidro: Quanto impacto suportam os laminados e os temperados?

Só é possível considerar oficialmente que o vidro laminado e o vidro temperado sejam considerados vidros de segurança após serem submetido a ensaios (testes) de resistência de impacto, estabelecidos por normas próprias.

O vidro laminado é regido pela norma NBR 14697, que estabelece testes de segurança para que sua resistência seja medida. Nesses ensaios são realizados testes de prova de carga, sistema de fixação com tiras de borracha, aplicação de pêndulo de 50kg e aplicação de sistema de sustentação com cabo de aço.

Cada placa de vidro recebe até três impactos, e o critério de aprovação consiste em não quebrar, ou, caso quebre obedeça aos critérios estabelecidos pela norma.

Já o vidro temperado é regido pela norma NBR 14698, estabelecendo testes de segurança que são compostos por choques térmicos e mecânicos, fragmentação e classificação de segurança, além de serem avaliadas sua planicidade, dimensão e defeitos visuais do vidro.

Neste ensaio, o vidro é colocado em um suporte de madeira, onde uma esfera de 1kg de aço maciço é lançada perpendicularmente no centro do corpo do vidro. Seu critério de aprovação consiste em não haver quebra do vidro.

Qual vidro oferece mais resistência: laminado ou temperado?

Ambos os vidros são diferenciados pelas suas características, sendo cada um funcional de uma forma, dependendo sempre da necessidade de cada projeto. O que deverá ser observado é o tipo de projeto para o qual o vidro será utilizado e suas peculiaridades.

No entanto, observando todas as suas características, é possível concluir que o mais resistente a possíveis impactos é o vidro temperado, por passar por um processo de têmpera e acabar aumentando a resistência do vidro, além de oferecer mais praticidade do que o vidro laminado.

Já o vidro laminado, por mais que não ofereça tanta praticidade e resistência, de fato, pode oferecer mais segurança em aplicações específicas, tais como coberturas, guarda-copos, pisos e degraus, pela forma que ocorre sua quebra.

Importante notar que seja considerado cada detalhe do local, região, necessidade e utilização da aplicação do recurso, garantindo melhor resistência do vidro escolhido.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias