Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

5 dicas incríveis de portas de vidro para salas

portas de vidro são capazes de dar um toque especial à sua sala

A primeira impressão que as portas de vidros promovem é de modernidade, sofisticação e requinte. Isso porque o vidro se mantém em estado de novo por mais tempo.

Além disso, não exige manutenção constante como a madeira e pode oferecer brilho e transparência na medida certa.

Portas de giro garantem segurança

5 dicas incríveis de portas de vidro para salas

Na entrada principal da casa, aquela que dá acesso da rua para o interior da casa, é importante que o sistema utilizado seja “de giro”, com portas de vidro temperado instaladas sobre pivôs ou através de dobradiças.

Esse sistema oferece maior segurança contra invasões que portas montadas sobre sistemas deslizantes. 

E, para que os sistemas “de giro” com portas de vidro funcionem bem e por longo tempo é importante seguir duas regras:

  • A primeira delas é de utilizar vidros com, pelo menos, 10 mm de espessura. Vidros mais finos não se sustentam adequadamente quando instalados com dobradiças ou sobre ferragens com pivôs. 
  • A segunda dica é respeitar os limites de largura dos vidros. Em ferragens convencionais (linhas Santa Marina ou Blindex) a largura máxima da porta deve se limitar a 1100 mm. A altura não é tão importante quanto a largura, porém, não deve ultrapassar os 2200 mm.

Portas de vidro de grandes dimensões

5 dicas incríveis de portas de vidro para salas

Existe uma tendência de utilização de portas maiores de vidros para as entradas, porém, nesses casos é recomendável a utilização de ferragens “tipo jumbo”, que podem suportar larguras com até 1300 mm. Em caso de larguras ainda maiores um recurso utilizado pelos vidraceiros é de utilizar ferragens apoiadas em pivôs e deslocar a ferragem mais para o centro da porta.

Dessa forma alivia-se o efeito de alavanca que a largura da porta exerce continuamente sobre as ferragens.

Da sala para outros ambientes

Geralmente uma sala conecta-se a vários ambientes, incluindo jardins, laterais e outros cômodos.

5 dicas incríveis de portas de vidro para salas

Para esses locais é possível e recomendável a utilização dos diversos modelos de portas deslizantes, incluindo modelos com roldanas aparentes e também sistemas que permitem o fechamento de grandes áreas, com grande capacidade de abertura.

Tipo de vidro utilizado

Tanto na porta principal “de giro” quanto nas portas deslizantes, a principal diferença está no tipo de vidro utilizado.

Como regra, todos eles precisam oferecer resistência contra impactos, por isso, devem ser submetidos a um processo de têmpera, que torna os vidros até cinco vezes mais resistentes que um vidro comum.

Existe a possibilidade também de utilização de vidros laminados, porém, não vamos abordar essa possibilidade neste artigo porque tais vidros precisam ser encaixilhados em quatro cantos para serem utilizados como portas. 

A seguir, indicamos seis tipos de vidros que podem ser utilizados em portas para salas residenciais.

  1. Vidro temperado incolor

É o tipo mais comum, porém, não preserva a privacidade da casa em nenhum momento do dia. Sua utilização precisaria ser associada a adesivos, cortinas, persianas ou rolôs. 

  1. Vidros temperados coloridos na massa

Os vidros mais utilizados para portas são os vidros temperados “coloridos na massa”, que podem ser instalados nas cores verde, fumê (cinza) ou bronze. Essa utilização, de cores do próprio vidro, promove privacidade parcial aos ambientes e deve combinar com as janelas. E, estas, preferencialmente com a decoração da casa

  1. Vidros serigrafados cobertura total ou pintados
5 dicas incríveis de portas de vidro para salas

O vidro serigrafado é produzido em forno de têmpera, portanto, é também um vidro temperado. A diferença é que, antes de ser inserido no forno ele é coberto totalmente, através de rolos ou por processo serigráfico (silk-screen), com esmalte cerâmico, que adere de forma permanente à superfície do vidro no forno a mais de 500 graus Celsius. 

Vidros serigrafados cobertos totalmente com esmalte são chamados também de esmaltados e oferecem privacidade total e bloqueio da luz. Os esmaltes cerâmicos são produzidos em várias cores, sendo as cores preta e branca as mais utilizadas.

Uma opção econômica aos vidros serigrafados (ou esmaltados) são os vidros pintados com tintas especiais para vidros. Entretanto, apesar da semelhança inicial, não oferecem a mesma durabilidade.

  1. Vidro serigrafado com estampas

O vidro serigrafado com estampas também é produzido com esmalte cerâmico. A diferença é que na aplicação, feita pelo processo serigráfico, são utilizadas telas que imprimem estampas variadas ao vidro, tais como: listas, círculos, quadrados e outras. Tais vidros promovem privacidade parcial.

  1. Vidro acidado temperado

Opção aos antigos vidros jateados, os acidados temperados são produzidos, em sua origem, com a imersão dos vidros transparente em ácido fluorídrico em processo industrialmente seguro e controlado. Com isso se obtém um vidro opaco, que promove privacidade parcial sem bloquear a passagem da luz translúcida.

Sua aparência é como a do jateado, porém, oferece a vantagem de ser suave ao toque e de não acumular fuligem ou gordura.

Vidros acidados são também chamados de vidro acidato, vidro mateado, vidro mate e vidro opacado a ácido.

  1. Vidros Refletivos Temperados

Por fim, um vidro que vem sendo bastante utilizado em portas é o vidro refletivo, também chamado de vidro de controle solar. Especialmente os vidros que podem ser temperados.

Apesar de terem sido inicialmente projetados para barrar o calor em fachadas em janelas, tais vidros encantaram designers de interiores por sua sutil transparência e grande variedade de cores.

Vidros refletivos temperados instalados em portas promovem privacidade total durante o dia, permitindo que as pessoas posicionadas no interior (mais escuro) vejam quem está do lado de fora (mais claro) sem serem vistas. Porém, é preciso saber que, à noite, esse efeito se inverte.

Leia também: Vidro na Arquitetura: 10 exemplos de utilização desse material em projetos

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

Todos os esforços da empresa estão voltados para um trabalho de boa qualidade com preços justos e sempre colocando a frente a transparência e honestidade no trato dos negócios. E com essa visão a empresa, após um longo período de preparação e de testes de seus produtos realizados no Instituto Falcão Bauer da Qualidade (SP), conquistou o Selo Inmetro de Qualidade para sua linha produtiva de vidros temperados.Para mais informações acesse nosso formulário de contato ou ligue para nós.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias

Glass South America 2022: 6 tendências no setor vidreiro

De 30 de junho a 2 de julho foi realizada em São Paulo a feira Glass South America, com 130 empresas expositoras. Após quatro anos de ausência, devido à pandemia, foi grande a quantidade de lançamentos em kits, ferragens, vidros e acessórios. Confira alguns deles.

Ver mais »

6 ideias incríveis para a instalação de sua sacada de vidro!

Fechar sacadas, varandas e terraços com vidros se transformou em uma prática comum e, até mesmo, sonho de consumo para quem possui essas instalações em seus apartamentos ou sobrados. A novidade é que novos produtos estão surgindo para as sacadas de vidro. Nesta matéria repassamos seis ideias incríveis para você não errar na compra.

Ver mais »

Vidraceiro: como precificar o serviço e o custo do projeto?

Precificar corretamente pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Se cobrar demais, corre o risco de ficar sem serviço. Se cobrar menos que os custos, pode se matar de trabalhar e, ao final do mês, ver que somente acumulou dívidas. Nesta matéria ensinamos sobre como as vidraçarias podem evitar de cair em armadilhas. E ainda expomos o caso específico do setor do projeto sem custo, que a maioria das vidraçarias praticam.

Ver mais »

15 ideias para usar espelho decorativo na sua casa!

Espelhos decorativos não são meros adornos para paredes. Eles podem ser utilizados também em outros locais. Quando instalados, promovem a sensação de maior amplitude aos ambientes e ajudam a economizar energia elétrica, uma vez que aproveitam melhor a iluminação natural durante o dia e ampliam a luminosidade artificial durante a noite. Em alguns casos os espelhos acabam se transformando na própria luminária. Conheça 15 ideias para utilização de espelhos decorativos em sua casa.

Ver mais »