Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Piscina de vidro: qual vidro usar, tipos e manutenção

Piscina de vidro: qual vidro usar, tipos e manutenção

Piscina de vidro moderna, especialmente com laterais de vidro, é capaz de valorizar imóveis de alto padrão em até 20%, segundo pesquisa internacional. Descubra qual é o vidro utilizado nessa aplicação e as possibilidades de montagem.

Piscina de vidro: qual vidro usar, tipos e manutenção

Palavras chaves: piscinas de vidro

São denominadas “piscinas de vidro” aquelas que possuem pelo menos uma de suas faces produzidas com vidros. A vantagem da “novidade transparente” dessas aplicações salta aos olhos e tem se tornado uma das vedetes dos empreendimentos de alto padrão, especialmente quando associada a uma iluminação de piscina moderna e que permite vários efeitos coloridos. Estudos, inclusive, relatam que uma piscina moderna de vidro, devidamente instalada em um imóvel residencial de alto padrão, é capaz de valorizá-lo em até 20%.

Vidro multilaminado

Nos Estados Unidos existem piscinas transparentes produzidas com um tipo de acrílico especial: o mesmo utilizado nos grandes aquários. No Brasil essa opção é quase inviável em termos de custos e tais piscinas são produzidas com vidros multilaminados.

Como o nome sugere, multilaminados são peças compostas por várias camadas de vidro. Elas são intercaladas por polímero de alta resistência. A espessura média desses vidros laminados varia de 150 mm a 200 mm, de acordo com a profundidade da piscina. Trata-se portanto, de peça de vidro monolítica equiparável a uma “parede transparente”.

No processo de montagem as paredes são, na maioria das vezes, encaixadas como uma comporta em uma estrutura de concreto ou metal, separadas somente por uma espessa camada de selante estrutural resistente à umidade.

Valor estético

As piscinas de vidro têm emergido como exemplos marcantes de engenhosidade e estética moderna. Devido ao alto nível técnico exigido em suas montagens, desde a fabricação das peças até suas instalações, de forma que evitem infiltrações e resistam à pressão constante da água, tratam-se de artigos destinados a casas ou empreendimentos de alto padrão. Por outro lado, o efeito lúdico que proporcionam aos ambientes, permitindo a integração do ambiente interno, dentro da água, com o externo, oferecem experiências únicas aos seus usuários. A natureza translúcida do vidro proporciona perspectivas exclusivas, permitindo que os nadadores e os espectadores apreciem a beleza aquática de diferentes ângulos.

Piscina de vidro: qual vidro usar, tipos e manutenção

Tipos possíveis

Existem limites para a produção de piscinas de vidros laminados. A começar pelo peso do vidro, que pode inviabilizar sua instalação em áreas muito extensas. Isso porque cada peça deve ser produzida sem emendas e com capacidade para suportar a pressão contínua da água. Proporcionalmente ao tamanho da peça deve ser aumentada a espessura, resultando em peças que chegam a pesar duas ou mais toneladas. Confira algumas.

É muito raro encontrarmos no Brasil piscinas que possuam o fundo de vidro. Ou mesmo que sejam totalmente de vidro. Esses projetos, mais arrojados, se adaptam melhor às piscinas de acrílico especial, que são mais leves e moldáveis. Em contrapartida, as piscinas de vidros multilaminados são mais resistentes a riscos e abrasões.

Muitas vezes, ao lerem notícias sobre piscinas com pisos de vidro, ou de piscinas construídas entre dois edifícios, os produtores brasileiros são procurados para montagem de opções semelhantes. Com a utilização de acrílico especial quase não existem limites para isso.

A versão mais comum no Brasil, entretanto, são piscinas com a parte frontal feita de vidro. E também piscinas com duas faces envidraçadas. Destacam-se ultimamente as piscinas de vidro com borda infinita. Trata-se de uma versão em que a água escorre sobre a parede, sendo reconduzida para o interior da piscina ao ser colhida em uma estrutura montada logo após a parede envidraçada.

Segurança

Os benefícios estéticos e estruturais das piscinas de vidros são acompanhados pela necessidade de garantir a integridade física dos usuários. Os padrões de produção das peças que compõem as piscinas são rigorosos, garantindo que a resistência seja mantida ao longo do tempo, mesmo sob as condições mais adversas.

Esse é um dos motivos que explicam porque os fabricantes de piscinas nacionais costumam utilizar vidros temperados nas paredes externas dos multilaminados. Trata-se de uma forma de ampliar sua resistência a impactos. O vidro temperado passa por um processo de têmpera que o torna até cinco vezes mais resistente a impactos que o vidro comum.

Na utilização de uma piscina, mesmo que um impacto danifique a primeira lâmina de vidro, as demais manterão tal parede transparente cumprindo sua função estrutural, evitando o escoamento da água e o arraste dos usuários.

Riscos

Na hora de adquirir uma piscina de vidro é importante a contratação de uma empresa que já tenha um histórico de montagem desse tipo de instalação. Isso porque existem muitas empresas que se dispõem a executar essa tarefa sem a capacitação necessária. São diversos itens a serem considerados que, se não forem observados, acabam resultando em problemas e riscos para os usuários.

A maior quantidade de ocorrências acontece na falta de vedação das juntas. Em pouco tempo as piscinas de vidro podem apresentar infiltrações. E esse problema pode ir se ampliando consideravelmente, devido à pressão ininterrupta da água.

Outro problema, mais grave, é a utilização de vidro inadequado na composição do vidro multinaminado. Vidros com espessuras menores podem se romper.

Mesmo a utilização do vidro temperado, que é mais resistente, pode apresentar problemas, pois se todo o bloco for montado com esse tipo, que também é mais flexível, o vidro pode se distender milimetricamente e promover fissuras nas vedações, por onde certamente ocorrerá infiltração. Os riscos não se limitam aos vidros multilaminados. Em 2022, o maior aquário do mundo, de formato cilíndrico e que estava instalado no saguão de um hotel alemão, estourou sem aviso prévio, provocando a morte de 1500 peixes que viviam ali. O aquário era de acrílico especial, possuía 16 metros de altura, com 11 de diâmetro e comportava um milhão de litros de água.

Piscina de vidro: qual vidro usar, tipos e manutenção
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias