Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

O segredo de uma casa eterna

O segredo de uma casa eterna

Como são os projetos eternos, que sempre se mantêm atuais? Vidros e espelhos estão entre os materiais utilizados

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e as tendências mudam no mesmo ritmo. E com a arquitetura não é diferente. Materiais novos surgem a todo momento, tecnologias que evoluem na velocidade da luz, técnicas de construções cada vez mais inovadoras, modas que vão e vêm num piscar de olhos, enfim, todo dia tem uma novidade, ficando complicado acompanhar tudo e deixar seu lar sempre atual. Vidros e espelhos, por sua vez, continuam sempre atuais.

Segundo a arquiteta Eduarda Correa, é possível fazer com que a decoração de um imóvel permaneça contemporânea por muitos anos, é o chamado Estilo Atemporal. “Pensar e criar um projeto durável, não tendo a necessidade de atualizá-lo de tempos em tempos, além de economia e praticidade, torna-o sustentável, pois evita a produção de materiais descartados no meio ambiente”, explica a arquiteta.

Segundo ela, para manter a atemporalidade, é preciso escolher bem os detalhes, combinar objetos, fazer uso estratégico de obras de arte, dentre outros fatores que ajudarão a criar uma composição duradoura e moderna. “Compor esses espaços com auxílio de um profissional é necessário, pois torna possível seguir essas práticas de maneira bem particular, mantendo a casa com o estilo do morador”, declara.

Para garantir uma estética que não se perde no tempo, de acordo com a arquiteta, deve-se apostar em espaços sem excessos, mas aconchegantes. “O exagero de detalhes, objetos e móveis deixam os ambientes muito pesados, causando a sensação de desconforto e gerando no morador o desejo de se desfazer facilmente daquela decoração”, conta Eduarda.

Outra dica para que o ambiente nunca perca sua atemporalidade é investir em móveis de design, priorizando linhas retas e mesclando com mobílias antigas que são heranças de família. “Neste caso, o novo e o antigo se misturam criando uma composição equilibrada que se tornará atual por muitos anos”.

A arquiteta pondera que revestimentos de qualidade garantem a longevidade da residência. “Madeira e pedras perduram por muito tempo, sem ficar presos a modismo. Lembrando que, para garantir uma estética atemporal e duradoura, não é preciso mais usarmos materiais retirados diretamente da natureza. Hoje em dia o mercado oferece uma gama enorme de produtos sustentáveis, resistentes e extremamente diferenciados, como é o caso dos vários tipos de vidros e dos espelhos”, assegura Eduarda.

Mas, claro, assim como as pessoas estão em constante mudança, a casa também precisa de alterações. Sendo assim, o que diferencia uma morada dita como atemporal de uma outra comum? Eduarda responde: “Costumo dizer que, quando a base é boa, ou seja, o uso de materiais é bom e os revestimentos são de qualidade, serão necessárias apenas pequenas intervenções, sem grandes mudanças, sem grandes investimentos. Essa é a diferença!”.

Leia também

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias