Tentar prever o novo ambiente é importante para evitar surpresas.
A pandemia atual limitou e muito as atividades das vidraçarias. A escassez de materiais e o aumento dos custos de produtos também. Porém, com a aceleração prevista na campanha de vacinação, atualmente em curso, espera-se que ela termine em mais alguns meses. A seguir, algumas dicas de ações que seu negócio provavelmente terá de tomar para continuar sadio.
1 – Participação nas feiras do vidro
São duas as feitas relacionadas ao ramo de vidros que todo proprietário de vidraçaria deve participar: A Feira Internacional de Esquadrias (Fesqua) e a Glass South America. Ambas serão realizadas em São Paulo.
A Fesqua, mais direcionada à construção de janelas e fachadas, está prevista para acontecer de 8 a 11 de junho. Já a Glass South America, de 1 a 4 de setembro.
Se antes a participação dos proprietários de vidraçaria nesses eventos era importante, desta vez se torna essencial. Com os sucessivos adiamentos desses eventos, os expositores tiveram mais tempo para preparar lançamento e novidades. Muitos deles podem revolucionar o ramo de vidros de forma positiva. Então. É importante estar antenado com as novidades.
2 – Acompanhamento das tendências do vidro
Muito se tem falado do “novo normal”, que é o ambiente que todas as empreas, incluindo as vidraçarias, terão de se adaptar após a pandemia. Sabe-se que, mesmo com o fim dela, alguns hábitos adquiridos pelas pessoas permanecerão.
As vidraçarias terão, portanto, de saber atender aos pedidos remotos, utilizando todos os recursos que as mídias digitais oferecem, incluindo as reuniões virtuais. Além disso, terão de continuar a prática de medidas que evitam o contágio com vírus, tais como a utilização de máscaras e, dependendo do cliente, até mesmo luvas e proteção para os pés.
Softwares e pagamentos eletrônicos
O ambiente pós pandemia também será mais virtual na transferência de valores e no envio de documentações, como manuais e contratos. E, se a vidraçaria optar por trabalhar com clientes de alto padrão, até mesmo desenhos de ambientes com simulação de vidros instalados serão diferenciais competitivos importantes. Talvez até mesmo um funcionário especializado nessas tecnologias seja uma opção interessante.