Existem dezenas de tipos de janelas com vidros, muitas denominadas de várias maneiras diferentes. As mais tradicionais são produzidas em ferro, aço e madeira.
Existem também as janelas compostas majoritariamente por vidros e ferragens. E, finalmente, também janelas feitas de alumínio ou PVC, lançadas mais recentemente no mercado.
Dentre os sistemas de janelas com vidros mais conhecidos do mercado, podemos citar os seguintes:
- Janela basculante;
- Janela com persiana integrada;
- Janela Cortina de vidro;
- Janela de abrir ou pivotante;
- Janela de correr ou deslizante;
- Janela guilhotina;
- Janela oscilobatente;
- Janelas retrátil (sanfonadas, articuladas, flex ou camarão).
Conheça a seguir, cada uma dessas possibilidades em janelas e descubra para quais cômodos da casa elas são mais indicadas.
Janelas basculantes
Nesse sistema as peças giram em torno de um eixo horizontal até atingir a posição perpendicular em relação ao batente, abrindo vãos para ventilação. Quando se fala em basculante logo se imagina tal sistema em janelas de cozinhas, banheiros e partes de fachadas, porém, existem também as modernas versões maxim-ar, que se abrem na posição horizontal em fachadas de edifícios.
Janelas com persianas integradas
Podem ser produzidas em alumínio ou PVC, completando a instalação de uma janela deslizante ou guilhotina de vidro. Possui persiana de enrolar embutida em uma caixa instalada geralmente em seu topo que pode ser desenrolada, proporcionando melhor isolamento térmico, acústico e com total controle da luminosidade interna. É indicada especialmente para quartos.
Cortina de vidro, Fechamento de varandas e Fechamento de sacada
Esse sistema de esquadrias possui vários nomes. É um complemento a fachadas ou pode ser instalada em sobrados, geralmente nas salas ou espaços das varandas e cozinhas gourmet. Trata-se de um sistema que permite a abertura de mais de 90% do vão, composto predominantemente por lâminas verticais de vidro incolor que deslizam, de vidro temperado ou laminado.
LEIA MAIS: 6 ideias incríveis para a instalação de sua sacada de vidro
As peças são suportadas por dois pontos de fixação, um no topo e outro na base, que permitem o giro e deslocamento individual de cada lâmina para uma área no canto do vão, chamado de estacionamento.
Janela “de abrir” ou pivotante
Embora o nome “De abrir” pareça redundante, já que praticamente todas as janelas precisam incluir a possibilidade de abertura e fechamento, esse é realmente um dos nomes utilizados. São também chamadas de janelas “de giro”, por se abrirem com o giro de uma dobradiça ou pivô. Ou ainda são denominadas pivotantes. São frequentemente utilizadas em dormitórios.
Janela “de correr” ou deslizante
O nome “janela de correr” também pode parecer estranho em algumas regiões brasileiras. As janelas “de correr” são as deslizantes. Ou seja, aquelas que “correm” sobre um trilho no piso ou com rodízios ou roldanas embutidas na parte de cima de um perfil superior. Existem também as janelas de correr que não utilizam roldanas ou rodízios, deslizando sobre um perfil de teflon ou material semelhante.
Janela Guilhotina
São formadas por duas folhas, que ficam sobrepostas, deslocando-se ambas para cima, para abertura da parte inferior. Ou para cima e para baixo, ficando fixas para vedação total de vento e acesso e, para baixo, no momento da abertura superior.
São muito tradicionais, geralmente compostas por madeira e vidro comum. São utilizadas principalmente em dormitório, muitas vezes em associação com as janelas pivotantes.
Janela oscilobatente (janela tomba e gira, ou fecha e tomba)
Trata-se de uma janela moderna, feita de esquadria de alumínio, PVC ou madeira, que permite a folha de vidro no caixilho abrir em de até 180º. Também sendo possível tombar para o lado interno, tornando versátil a ventilação do ambiente. Possui travamento multiponto graças ao sistema de câmara europeia. São indicadas para todos os cômodos da casa.
Janelas retráteis (sanfonadas, articuladas, flex ou camarão)
Todos esses nomes descrevem as janelas compostas por três, quatro ou mais folhas de vidro ou outro material, unidos por um sistema de dobradiças resistentes. Tais folhas se abrem através de um sistema articulado ou retrátil.
O mais comum é que as janelas ou janelas de vidro retráteis sejam feitas com esquadrias de alumínio devido à flexibilidade e leveza do material, porém, é possível que sejam compostas somente por vidros temperados e ferragens especiais em sua composição. São indicadas para salas ou para acesso a jardins ou áreas de lazer.
Vidros temperados para janelas
Para alcançar um resultado satisfatório nos projetos é preciso contar com os melhores materiais sempre. Mesmo respeitando o orçamento é possível encontrar o que se encaixa na sua necessidade sem gastos exorbitantes com as esquadrias e vidros, especialmente quando se procura maior segurança, com utilização de vidros temperados.
Portal Vidros
A Portal Vidros produz uma linha completa de vidros temperados para janelas. Inclusive, fornece vidros para janelas deslizantes com pronta-entrega para medidas padrões de mercado. E também nas cores verde, fumê.
Apresente seu projeto de janela à nossa equipe. Certamente teremos o vidro mais adequado para elas.