Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

10 perguntas sobre fachadas de vidro

Aprenda um pouco mais sobre a fachada de vidro com as 10 perguntas que trouxemos para você

Não são todas as vidraçarias que possuem conhecimento e técnica para a montagem de fachadas de vidro. Trata-se de uma área bastante técnica e que envolve riscos diversos, regulamentações técnicas, exigências legais e garantias extensas. A seguir, publicamos algumas das principais perguntas sobre fachadas de vidro, acompanhadas de respostas resumidas sobre esse tema que é bastante extenso.

1- Qualquer vidro pode compor uma fachada?

Não. Existem diversas normas técnicas, elaboradas no ambiente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamentam o setor de esquadrias e fachadas. E, algumas dessas normas, especificam vidros de segurança laminados ou temperados em determinadas áreas de uso público ou em situações que envolvem riscos de acidentes.

2 – Existe diferenciação entre fachada comercial e residencial?

Do ponto de vista legal e teórico não, porém, na prática as fachadas comerciais costumam utilizar os vidros mais avançados e técnicos disponíveis no mercado. 

3 – Quando os vidros temperados são exigidos em fachadas?

Quando possuem função estrutural, ou seja, são suportados somente por ferragens ou por aparafusamento. E também quando instalados em divisórias ou portas verticais no piso térreo ou em portas ou divisórias internas, em alturas inferiores a um metro. Nesse caso, a intenção é evitar que uma criança possa se ferir ao atravessar uma barreira formada por vidro comum.

4 – Quando os vidros laminados são exigidos em fachadas?

São exigidos em guarda-corpos de vidro, em painéis basculantes ou que se abrem para fora ou quando o vidro faz a função de guarda-corpo, ou seja, quando instaladas acima do primeiro piso em alturas inferiores a um metro a partir desse piso.

5 – Uma fachada pode ser composta por vidros comuns a partir do primeiro piso?

Sim, infelizmente nossas normas permitem a utilização de vidros comuns em janelas. Felizmente, exige que o vidro esteja encaixilhado, protegido em suas quatro bordas e em painéis verticais não basculantes ou com abertura que se projete para fora da fachada em alturas superiores a um metro. 

6 – Como evitar que o calor solar transforme o edifício em uma sauna?

Existem cinco formas: 

  • Com a utilização de vidros de proteção solar como, por exemplo, refletivos, insulados ou Low-E, que barram parte desse calor;
  • Com brises de materiais diversos, incluindo vidros serigrafados, promovendo certo sombreamento;
  • Com o aproveitamento de localização e sombreamento do entorno, tais como o aproveitamento de sombreamento de montanhas, edifícios um arvores;
  • Com o dimensionamento correto do sistema de ar-condicionado;
  • Com utilização de persianas, cortinas e rolôs.

6 – Como evitar o excesso de ruído através das fachadas?

O problema pode ser prevenido com a utilização de vidros adequados, mais espessos, laminados ou com utilização de composições variadas em vidros insulados, associado a uma fachada com perfis acústicos. Ou, se não foi previsto o problema, com a construção de uma segunda fachada sobre a primeira em um retrofit completo. Ou ainda com a instalação de uma janela interna sobre cada uma anteriormente instalada. 

7 – Os raios de sol que atravessam as fachadas desbotam o mobiliário?

O vidro laminado possui em sua composição um filtro de raios UV

Os vidros laminados são capazes de filtrar até 99% dos raios Ultravioleta (UV), que são responsáveis por tais desbotamentos.

8 – Fechamentos de sacadas passam a ser parte da fachada?

Não, os fechamentos de sacadas são considerados um aditivo às fachadas e possuem uma norma técnica própria

9 – Fachadas precisam barrar a entrada de água da chuva?

Sim, a Norma de Desempenho das Edificações (NBR 15 575) determina que uma fachada de vidro precisa ser totalmente estanque. E o fabricante precisa garantir essa estanqueidade pelo período de 40 anos, indicando manutenções periódicas.

10 – Qual a diferença da fachada pele de vidro e da structural glazing?

Pele de vidro foi um termo utilizado na década de 70 para identificar as fachadas que, gradualmente, foram embutindo sua estrutura de alumínio e mostrando cada vez mais o vidro pelo lado de fora. Structural Glazing é o ápice dessa tendência, com vidros colados em estruturas internas que ficam totalmente embutidas.

Leia também: Diferenças entre vidros laminados e temperados

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias