Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Dez fatos sobre o vidro temperado!

Dez fatos sobre o vidro temperado!

O vidro temperado quebra-se sozinho? Respondemos a essas e outras perguntas!

O vidro temperado ganhou grande espaço na construção civil, no design de interiores e na indústria moveleira nas últimas décadas. Os consumidores finais, em geral, já sabem que se trata de um vidro resistente. Isso acontece porque é um vidro que passou por tratamento térmico semelhante ao que é feito no aço temperado. No caso do vidro, um processo de aquecimento gradativo até a temperatura máxima de 700 graus Celsius, seguida de um brusco resfriamento.

Conheça, a seguir, 10 fatos sobre o vidro temperado:

  1. O choque térmico que provoca no vidro tensões internas que lhe confere uma resistência mecânica até cinco vezes maior que a do vidro comum, confere também maior resistência a variações de temperaturas. É o único vidro capaz de suportar diferenças de temperatura de até 200 graus Celsius.
  2. Um vidro temperado com espessura de 8 mm chega a suportar o choque de uma esfera de 500 g em queda livre, a partir de uma altura de 2 m. Já um vidro comum, também com 8 mm de espessura, será quebrado se a mesma esfera for solta de uma altura de 0,3 m.
  3. O diferencial do vidro temperado está também no fato de que, quando quebrado, seus estilhaços são pequenos e arredondados, reduzindo o risco de ferimentos graves do tipo provocado pelos vidros comuns, que se partem em pedaços grandes e pontiagudos. E principalmente por esse motivo ele é classificado como vidro de segurança.
  4. O “Calcanhar de Aquiles” do vidro temperado, ou seja, seu ponto mais vulnerável, são suas bordas. Devido a isso, ela deve ser protegida de pancadas frequentes ou do contato constante com metais.
  5. Os relatos de que “vidros temperados se quebram sozinhos” são muito raros. Muitas vezes pode parecer que se quebrou sozinho, mas existem outros fatores associados.
  6. O vidro temperado pode se quebrar por dilatações de materiais. Esse produto tem coeficiente de dilatação relativamente baixo. Já os caixilhos metálicos (ferro, aço, alumínio etc.) dilatam bem mais rapidamente. Por isso, é importante deixar a folga necessária entre o vidro e o metal utilizado no caixilho. Caso contrário, pode ocorrer a quebra pela pressão de outros materiais sobre a borda desse vidro.
  7. O contato direto do vidro com a cabeça de um parafuso de metal ou outro tipo de suporte metálico pode ser causa de quebra. O contato desta peça com o vidro pode gerar pontos de tensão no momento da dilatação do metal. Além disso, o atrito deste material com o vidro pode arrancar microlascas do vidro. O indicado é usar sempre calços, borrachas, silicones e arruelas plásticas que impeçam o contato direto do parafuso com o vidro.
  8. Em raríssimas situações, o vidro pode conter sulfureto de níquel em sua composição. Com o tempo esse componente pode ir se dilatando, provocando fissuras que podem quebrar o vidro de dentro para fora. Esse tempo pode ser de até uma década.
  9. Vidro temperado pode também se quebrar pelo arranhar das bordas em pisos ou tetos. Ou a batidas frequentes em suas bordas em material duro, criando micro lascas por atrito. Esse fato acontece principalmente em portas de abrir ou de correr, como boxes de banheiro, fechamentos de vãos ou vitrines. O ideal é que essas peças de vidro passem por manutenção periódica para a regulagem de roldanas e aperto de ferragens e dobradiças.
  10. Vidros temperados com selo do Inmetro – como é o caso dos vidros produzidos pela Portal Vidros, que levam a marca PV – duram mais. Isso porque o processo de produção de tais vidros segue rígidas rotinas de qualidade, desde o processo de pré-processamento até a estocagem após a retirada do forno, passando também pela lapidação adequada das bordas.

QUEM SOMOS

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.
Todos os esforços da empresa estão voltados para um trabalho de boa qualidade com preços justos e sempre colocando a frente a transparência e honestidade no trato dos negócios. E com essa visão a empresa, após um longo período de preparação e de testes de seus produtos realizados no Instituto Falcão Bauer da Qualidade (SP), conquistou o Selo Inmetro de Qualidade para sua linha produtiva de vidros temperados.
Para mais informações acesse nosso formulário de contato ou ligue para nós.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias

Como limpar vidros e espelhos

Existem diversas fórmulas para limpeza de vidros e espelhos, incluindo as profissionais Uma breve pesquisa, na Internet, revela diversas fórmulas para quem quer fazer uma

Ver mais »