Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

10 cuidados em um projeto de cobertura de vidro

Fique atento para os cuidados ao iniciar um projeto de instalação de uma cobertura de vidro

O ditado popular “Quem tem telhado de vidro não joga pedras no do vizinho” nos ensina a não fazermos um ataque se temos pontos vulneráveis. Porém, quem elaborou essa frase não entendia muito da capacidade que o vidro tem, quando bem dimensionado, de suportar pedradas e ataques.

E, para os que imaginam que coberturas de vidro sejam uma inovação moderna de visionários atuais para o futuro, fiquem sabendo que a empresa francesa Saint-Gobain, no ano de 1900, já impressionava o mundo com a cobertura de vidro do Grand Palais, obra-prima arquitetônica que até os dias de hoje é um dos cartões postais de Paris.

10 cuidados em um projeto de cobertura de vidro

Primeiros projetos com cobertura de vidro

A cobertura de vidro do Grand Palais utilizou o vidro aramado, a melhor opção para a época e que continua sendo utilizada nos projetos modernos de envidraçamento, especialmente nos que buscam luz translúcida e aspecto vintage. Seu concorrente mais próximo, que também é utilizado em coberturas de vidro, é o vidro laminado, inventado em 1903. 

Como é possível imaginar, coberturas de vidro são instalações que envolvem a segurança dos usuários. Tanto dos que passam por baixo quanto dos responsáveis pela limpeza e manutenção dessas montagens.

Atualmente as instalações de coberturas de vidro precisam, necessariamente, atender a várias normas técnicas. A maioria dessas normas teve origem em regulamentações técnicas europeias adaptadas à realidade nacional.

Conheça, portanto, 10 cuidados que engenheiros, arquitetos, serralheiros e vidraceiros precisam tomar em seus projetos de cobertura de vidros.

O tipo de material se usa na cobertura de vidro

A Norma técnica da ABNT NBR 7199 que regulamenta a instalação de vidros na construção civil determina que, nas coberturas de vidro, só podem ser utilizados o vidro laminado e o vidro aramado.

Existe também a possibilidade de utilização de vidro duplo com a camada interna de vidro laminado ou aramado, porém, trata-se apenas de uma variável dos dois primeiros vidros citados.

Leia também: Monte facilmente telhados ou coberturas de vidro

A responsabilidade em caso de acidente

Em caso de acidente com vítima, a NBR 7199 ganha peso de Lei, pois decisões judiciais irão se basear na norma para conferir se cabe alguma culpa a quem fez a instalação da cobertura de vidros. E, nesses casos, se a 7199 não foi respeitada em detalhes, a culpa recairá sobre quem especificou o tipo de vidro para essa instalação.

O vidro temperado na cobertura NÃO É INDICADO

Embora alguns vidraceiros recomendem, o vidro temperado não é indicado para coberturas de vidro. Apesar de serem muito resistentes, quando quebrados, caem em forma de pequenos pedaços pouco cortantes. Porém, mesmo assim podem provocar cortes profundos, principalmente se tais cacos caírem de grande altura.

Essa queda dos cacos não acontece no caso dos vidros aramados ou laminados. Em caso de quebra estes permanecem aderidos e presos ao caixilho.

A película adesiva não faz diferença

Não existe a opção, propagada por alguns vidraceiros, de que é possível utilizar, em coberturas, vidros temperados com película adesiva de segurança. Essa hipótese foi discutida, porém, não foi aprovada na revisão da norma 7199.

Os especialistas consideram que não há como controlar a qualidade das películas aplicadas. Além disso, por serem instaladas depois, tais películas, mesmo que resistam em casos de quebras, podem fazer com que uma placa inteira caia sobre as pessoas.

Atente-se para as normas técnicas na instalação da cobertura de vidro

Não basta utilizar o vidro laminado em coberturas para atender automaticamente todas as exigências das normas técnicas. É preciso também saber se a espessura do vidro está adequada ao tamanho da chapa, sendo que, quanto maior a chapa a ser aplicada na cobertura, mais espesso dever ser o vidro. Existe uma tabela na norma especificando esse cálculo.

Preveja como será feita a limpeza da cobertura de vidro

No projeto de cobertura de vidro é preciso também prever sua limpeza. E, se no projeto for constatado que uma pessoa terá de pisar nos vidros para essa operação, tanto vidros quanto os caixilhos devem ser adaptados para esse esforço extra.

E, nos casos dos vidros, as opções mais comuns são variações do vidro laminado, que são o laminado de temperados, o multilaminado ou o laminado dotado de intercalador (interlayer) estrutural.

A altura influencia no tamanho da estrutura de suporte

Se o projeto de cobertura de vidro prever instalação em grande altura, é preciso que ela seja adequada aos esforços provenientes da carga de vento comum ao local da instalação.

Diversas normas técnicas da área de esquadrias especificam os cálculos apropriados para que uma estrutura instalada em regiões com grandes ventanias suporte tais cargas. Em alguns casos é preciso que toda a estrutura seja testada em laboratório especialmente desenvolvido para essa finalidade.

Lembre-se das cargas de vento que o vidro precisa suportar

Vidros são mais pesados que outros materiais transparentes, tais como policarbonatos e acrílicos. Porém, a estrutura que o peso extra do vidro exige é benéfica também para ajudar todo o conjunto a suportar outros tipos de esforços, incluindo a carga de vento.

Vidros de proteção solar são uma opção na cobertura

10 cuidados em um projeto de cobertura de vidro

Coberturas de vidro podem promover o aproveitamento da luz natural e, ao mesmo tempo, barrar parte do calor solar e dos raios UV. Para isso é necessário especificar, no projeto, os vidros de proteção solar laminados.

Experimente usar o Polysolution na instalação da sua cobertura de vidro

A Portal Vidros oferece um sistema de montagem de coberturas de vidros que é único no Estado. O sistema Polysolution facilita a instalação, tornando-a mais rápida, e garante segurança a todo o conjunto, pois nele o vidro não é fixado através de silicone, que perde umidade com o tempo, mas sim através de perfis adequados a essa aplicação. Além de segurança eles garantem estanquidade e recolhimento da água da chuva através de calhas e dutos.

Caso você, especificador, tenha mais alguma dúvida sobre coberturas de vidros, entre em contato com nossos vendedores. Eles podem lhe ajudar!

Leia também: Dez perguntas sobre fachadas de vidro!

Sobre a Portal Vidros

A Portal Vidros foi fundada em 2003 com o intuito de atender as necessidades do mercado amazonense com a produção de vidros temperados de alta qualidade e distribuição de outros tipos, além de tudo o que vidraceiros e serralheiros precisam para a instalação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outras matérias