Acredita-se que o antecessor do vidro jateado tenha sido a técnica milenar de “fosquear” o vidro com riscos feitos com pedaços de diamante. No período da revolução industrial, a partir da invenção dos compressores de ar, que foram patenteados em 1829. Em pouco tempo o vidro passou a ser jateado em salas reservadas a essa finalidade com grãos de areia. Esse breve relato histórico demonstra que a arte de produzir vidro jateado é bem antiga.
Jato de areia proibido
É importante destacar que a produção de vidro jateado com a utilização de “jato de areia” foi proibida em todo o mundo. Ficou constatado que os operários ou artistas que trabalhavam com essa técnica desenvolviam uma doença denominada silicose pulmonar, por respirarem o pó de areia que se formava nas “salas de jateamento” por longos períodos. Apesar disso, muitas pessoas costumam citar, até os dias de hoje, a técnica como “jateamento de areia”.
A técnica de produção de vidro jateado atualmente é feita em cabine fechada, com o operador realizando o trabalho do lado de fora, vestindo luvas de borracha e observando seu trabalho através de um visor de vidro. A areia também não é mais utilizada como abrasivo: foi substituída por outros, tais como o óxido de alumínio, a granalha de aço e outros.
Técnicas de jateamento de vidros
A técnica de jatear vidros, de forma resumida, consiste na opacação do vidro pela retirada de microlascas com abrasivos. Com esse ataque o vidro se torna esbranquiçado e semitransparente. O jateamento pode feito de duas formas:
- Total – com aplicação uniforme em toda a peça, não importa seu tamanho.
- Parcial – Com aplicação parcial em partes do vidro, geralmente com aplicações retas.
- Artística – formando desenhos variados.
O processo de produção do vidro jateado artístico permite que o profissional utilize espessuras diferentes de bicos, criando linhas largas ou finas. E também permite regular a intensidade do jato, que pode ir de ummateamentoparcial até a escavação no vidro, passando pela opacação total.
Cabines de jateamento
Existem cabines de jateamento de vários tamanhos, que permitem jatear peças de meio metro de altura até vidros com mais de dois metros de altura. Para a largura não existem limites, pois alguns modelos de cabines permitem manter as extremidades do lado de fora sem prejuízo ao trabalho. Muitas vidraçarias possuem setores de jateamento com tais cabines, criando peças exclusivas.
Vendas sem instalação
Produzir vidros jateados nas vidraçarias pode ser vantajoso, pois esta passa a atuar com um produto diferenciado no mercado. Em épocas como Natal e festas de final de ano, por exemplo, a vidraçaria pode produzir peças facilmente vendáveis em balcão, garantindo um rendimento extra que não exige o trabalho de instalação.
Habilidade, técnica e tecnologia
A capacidade de criação de peças artísticas com a utilização da cabine de jatear vidros depende de alguma habilidade do operador do equipamento e algumas técnicas. A mais comum é a de aplicar adesivos de vinil recortados aos vidros e jatear somente partes expostas sem essa proteção. Alguns equipamentos modernos de recorte de vinil permitem que sejam produzidos através de imagens em computador. E não é preciso que a vidraçaria adquira tal equipamento, pois esse vinil recortado pode ser fornecido por um produtor de banner que o utilize.
Treinamento para jatear vidros
Para produzir peças artística de vidro jateado existem cursos específicos. Já o conhecimento necessário para a operação da cabine de jateamento é fornecido pelo fabricante.
Possibilidades do jateamento de vidros
Dentre as peças que podem ser produzidas com vidros jateados podemos citar: vasos, cachepôs, suportes para copos, cinzeiros, porta-jóias, troféus, bandejas e outros. Se a capacidade da cabine de jateamento permitir, até mesmo vidros para janelas, divisórias e portas de box, pois, apesar de não ser recomendado o jateamento de vidros temperados, isso tem sido frequente em todo o Brasil. Por fim, além de jatear vidros planos, a disponibilidade de uma cabine permite jatear também garrafas, potes e copos.
Espelhos retroiluminados
A técnica de produção de vidro jateado pode ser utilizada também para criar luminárias a partir de espelhos. Uma tendência que está conquistando o Brasil é o jateamento de um filete pelo lado da camada de tinta do espelho, com retirada dessa proteção e fosqueamento, seguida de aplicação de fita de LED, permitindo uma retroiluminação.
Todos esses produtos que podem ser produzidos em uma cabine de jateamento podem diferenciar as vidraçarias com a oferta de produtos exclusivos. E, no caso dos espelhos e vidros decorativos, asvidraçarisa podem até se tornar fornecedoras de outras vidraçarias.
Jateamento x fosqueamento
Uma rápida pesquisa na Internet, com procura por “jato de vidro”, “vidro jateado” ou “jateamento de vidro” pode conduzir a técnicas que prometem “jatear” o vidro através de pastas especiais e vernizes fosqueadores. Naverdade, a denominação jateamento, jato, jateado e outros semelhantes indicam a técnica de retirar pequenas partículas do vidro pela abrasão. Porém, o nome jatear é mais conhecido do público que os termos “fosquear” e “fosqueamento”. Para se ter uma ideia da dimensão do erro, até mesmo aplicação de películas adesivas foscas em vidros possuem, como título, técnica de jatear vidro.
Leia também: Como escolher o box para banheiro pequeno, médio ou grande?